Neste final de semana tem Feirão do Imposto em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 16/05/2016
Neste final de semana tem Feirão do Imposto em Rio do Sul
Imagem: divulgação

Conscientização, esse é o foco da ação realizada em 21 estados da federação e mais de 120 cidades do Brasil. Em Santa Catarina ocorre em mais de 60 cidades. O Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRS, irá realizar o Feirão do Imposto em parceria com o Colégio Sinodal Ruy Barbosa e com a Unidavi. Mas o projeto também poderá ser realizado em outras escolas que manifestarem interesse.

“Queremos levar informação à população e de uma forma mais efetiva. Neste ano optamos por trabalhar com as escolas em turmas de ensino médio, promovendo o conhecimento e a conscientização por meio de materiais e dados”, explica a coordenadora do Feirão do Imposto em Rio do Sul, Gabrielle Zanella Hermann Rossetto.

Com o intuito de informar também a população é que a ação vai ser realizada também na Praça Ermembergo Pellizzett, a partir das 08h. “Muitas pessoas ainda desconhecem a carga tributária imposta nos produtos que consumimos dia a dia. É de extrema importância que esses dados cheguem às pessoas. A mudança no país pode ser feita por nós e para isso precisamos conhecer nossas obrigações como cidadãos, mas também os nossos direitos”, ressalta Gabrielle.

Breve Histórico

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Joinville, Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Primeiramente apoiada pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC) e atualmente capitaneada pela Confederação Nacional do Jovem Empresário (CONAJE), o Feirão do Imposto ganhou notoriedade pelas ações de venda de produtos no valor abaixo do mercado, desconto subsidiado pelas empresas apoiadoras do projeto tendo como objetivo demonstrar a alta carga tributária sobre os bens de consumo.

Mote da Campanha 2016

Além da disseminação da carga tributária, o Feirão do Imposto tratará sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população. O tema da Campanha 2016 antecipa a reflexão: Bumerangue do Imposto, o único que vai e não volta! Segundo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a carga tributária brasileira se equivale a 36% do Produto Interno Bruto (PIB), e conforme apontou o Impostômetro, em 2015 arrecadou- se mais de R$ 2 trilhões em impostos e taxas, e nos últimos 10 anos este valor sobre para R$ 13 trilhões, portanto cadê o retorno?