Novas orientações recebidas do BRDE sobre os financiamentos do BNDES

Sala de Imprensa: Notícias 28/09/2011
Novas orientações recebidas do BRDE sobre os financiamentos do BNDES

O BRDE � um banco de desenvolvimento que atua basicamente com linhas do BNDES, sendo as principais o BNDES/Autom�tico, destinada ao financiamento de constru��o civil  e  aquisi��o  de equipamentos e a linha FINAME destinada � aquisi��o isolada de m�quinas e equipamentos nacionais novos.

Como forma de atenuar os efeitos causados pelas recentes enchentes ocorridas na regi�o, o CMN (Conselho Monet�rio Nacional), editou em 21/09/11 a Resolu��o 4.011, a qual estabelece condi�es para a concess�o de financiamento com taxas subsidiadas pela Uni�o, destinado a investimento fixo e capital de giro, � empresas e produtores rurais localizados em munic�pios afetados por desastres naturais, abrangidos por decreto estadual de situa��o de emerg�ncia ou calamidade p�blica.

Ainda que o CMN tenha aprovado a Resolu��o, a referida linha estar� operativa somente quando o BNDES emitir carta-circular estabelecendo as condi�es. A taxa de juros ser� de 5,5%a.a., o prazo de reembolso de at� 120 meses e a car�ncia de 3 meses a 24 meses.
Tratando-se de linha com recursos do BNDES, esta poder� ser solicitada em qualquer institui��o financeira que opere como repassador de recursos do BNDES  (Banco do Brasil, Caixa Econ�mica Federal, Badesc, Bradesco, Ita�, BRDE, Viacredi em conv�nio com BRDE, etc).

Importante destacar que, n�o obstante o fato de se tratar de linha de financiamento com custo diferenciado, a an�lise das solicita�es seguir� todos os tr�mites de uma opera��o de financiamento normal, sujeita a requisitos m�nimos para avalia��o de risco de cr�dito, dentre os quais destacamos:

– Situa��o cadastral favor�vel;
– Comprova��o de capacidade de pagamento;
– Regularidade fiscal federal, estadual e municipal;
– Disponibilidade de garantias reais de no m�nimo de 130% sobre o valor financiado (Exig�ncia do BRDE. O valor pode variar de acordo com a institui��o financeira);
– Empresa constitu�da e operando h�, pelo menos, dois anos (Exig�ncia do BRDE v�lida exclusivamente para Micro Empresas);
– Valor m�nimo de financiamento de R$ 110 mil (Piso operado pelo BRDE. Valores abaixo deste dever�o ser solicitados a outras institui�es financeiras ou � Viacredi, que opera em conv�nio com o BRDE).

A documenta��o para cadastro e o modelo de solicita��o de financiamento est�o dispon�veis em nosso site:  http://www.brde.com.br/ e, ap�s preenchidos, impressos e assinados, devem ser enviados diretamente ao BRDE (Avenida Herc�lio Luz 617,  88020 000  Florianopolis-SC). Informa�es: [email protected]