NST visita as instalações do Hospital Regional Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 11/03/2013
NST visita as instalações do Hospital Regional Alto Vale

O Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) realizou uma vista técnica ao Hospital Regional Alto Vale (HRAV). No encontro, que aconteceu no dia 07 de março, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da entidade.

Os nucleados assistiram a uma breve apresentação sobre a instituição, com dados estatísticos, estrutura física e administração. Em seguida, foi realizada uma abordagem referente à Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). �Apesar de ser obrigatória em casos de acidente de trabalho, a CAT ainda é um assunto que gera muitas dúvidas aos técnicos de segurança�, relatou a nucleada e técnica de segurança do trabalho do HRAV, Marlise Aparecida Luiz.

Ela explicou que o documento é indispensável. Cada vez que ocorre um acidente de trabalho, o colaborador é direcionado ao hospital para ser medicado. A partir dai, é necessário que a CAT seja preenchida corretamente, seja encaminhada ao INSS e depois retorne ao hospital para a assinatura do médico que atendeu a ocorrência. Só após esse processo o trabalhador terá direito ao recebimento dos benefícios, caso fique afastado do trabalho.

Além de auxiliar o profissional em caso de afastamento, o documento também é um registro dos acidentes que ocorrem na empresa. O técnico de segurança do trabalho deve prestar muita atenção ao preencher a CAT e precisa exigir que ela seja devidamente registrada no hospital. �Nós sabemos das complicações que a falta de uma CAT devidamente registrada pode ocasionar, por isso é importante estar atento a esta exigência�, finalizou Marlise.