Nucleados da ACIRS buscam cases de gestões inovadoras

Sala de Imprensa: Notícias 17/09/2015
Nucleados da ACIRS buscam cases de gestões inovadoras
ContaAzu

A quarta-feira, 16 de setembro, foi destinada exclusivamente à busca por novas ideias, para os integrantes do Núcleo de Inovação da ACIRS. O primeiro destino foi na empresa ContaAzul, que desenvolveu um sistema de gestão financeira em nuvem. “Não é uma empresa que cria softwares, é uma startup, que nasceu em Joinville e foi acelerada no Vale do Silício, recebendo vários investimentos internacionais”, contou Odair da Rosa, coordenador do núcleo.

A visita foi guiada por Kesia Cristine, do setor de Comunicação Interna e Recursos Humanos. Ela falou sobre a história da ContaAzul, fundada em 2011 com o nome ÁgilERP. O empreendimento foi escolhido, entre centenas, para participar de um office hours (espécie de audiência) de uma das aceleradoras mais respeitadas do mundo, a 500 Startups. E ficou entre as duas escolhidas para uma temporada de quatro meses na aceleradora, sendo a primeira do Brasil a conquistar essa participação.

O trabalho na ContaAzul é realizado em horário flexível, em ambientes descontraídos, com muita informação visual e foco nos valores da organização. “Tudo dentro da empresa chama a atenção, desde a forma como os gestores conduzem a empresa, até a maneira como os colaboradores acreditam no negócio e fazem acontecer, mesmos tendo tanta liberdade de horários”, comentou a nucleada Kasuza Vanessa Faes Rodrigues.

Os empresários passaram também pela Ciser Parafusos e Porcas, criada em 1959 e considerada a maior fabricante de fixadores da América Latina, com uma produção de 6 mil toneladas por mês e 20 mil clientes espalhados por mais de 20 países. A Ciser foi campeã do Prêmio Nacional de Inovação 2015, na categoria Gestão da Inovação, das empresas de grande porte. Karollyne Stesane Correia foi quem acompanhou o grupo na visita, começando pelo Fórum de Boas Práticas, que acontecia naquela tarde, com apresentações de trabalhos dos grupos de Gestão da Inovação, PDCA, Segurança do Trabalho e Engenharia de Processos. “Cada grupo é responsável por desenvolver ideias com foco em novos produtos. Eles mostraram, inclusive, algumas que não deram certo e que serão revisadas para encontrar a melhor solução. As iniciativas inovadoras são recompensadas pela empresa”, contou Odair. Em seguida os nucleados conheceram toda a estrutura fabril.