O conceito de Smart Cities pode ser aplicado em Rio do Sul?

Sala de Imprensa: Notícias 01/07/2016
O conceito de Smart Cities pode ser aplicado em Rio do Sul?
Foto: ACIRS

A tecnologia tem se desenvolvido de forma tão rápida que se tornou impossível acompanhar todos os novos produtos, alternativas e oportunidade que ela pode trazer. Mas é por meio desses novos recursos que, hoje, se busca solucionar várias falhas no planejamento e na estrutura das nossas cidades, por meio do conceito Smart Cities.

O tema foi discutido nesta manhã, na palestra City Smartup – tropicalizando o conceito de cidades inteligentes. O palestrante Renato de Castro falou sobre as oportunidades para a gestão urbana sob a ótica do novo cenário mundial. “É preciso pensar de forma global e agir de forma regional. Buscar o que dá certo em grandes centros e adaptar às necessidades e demandas do nosso meio”, destacou Castro.

A palestra foi realizada pelas entidades ACIRS, CDL, SIMMMERS e Sindicomércio, com o apoio da OAB, com o objetivo de apresentar as novas tendências no desenvolvimento das Smart Cities pelo mundo como oportunidade para governos e empresas locais. Por meio de vários exemplos Castro mostrou que o conceito pode ser aplicado também em cidades menores. “Estou aplicando esse conceito de Smart Cities na minha cidade na Itália, que tem cerca de cinco mil habitantes. É possível fazer acontecer, independentemente de ser um grande centro ou não”, afirmou.

“Hoje nós discutimos um pouco sobre o conceito de cidades inteligentes e principalmente a utilização em cidades menores como Rio do Sul. Acho que o mais bacana que conseguimos levar daqui e que fiquei muito feliz de ver é como a sociedade, de maneira geral, está pró-ativa na criação de uma cidade melhor. Soube que há um projeto para criar um Conselho de Desenvolvimento Econômico, que é exatamente o que tenho visto rodando pelo mundo. Vi cidades onde tem dado certo esta melhoria na qualidade de vida”, afirmou Castro.

Renato de Castro é vice-presidente do banco de investimentos americano Crefinc, responsável pela prospecção e analise de investimentos em Smart Cities. Membro do conselho consultivo global da ONG Leading Cities, localizada em Boston e membro do conselho consultivo da Startup Indiana Architect Corner, com sede em Hyderabad. Conselheiro internacional da Organização Mundial de Governo Eletrônico, de Seoul, Coreia do Sul. Fundador, membro do conselho e consultor sênior na Baumann Consultancy Network para projetos de Cidades Inteligentes e estratégias de internacionalização. Doutorando em Administração de Empresas na Maastricht School of Management – MSM; área de pesquisa de doutorado: os efeitos da exposição intensa às TICs em Cidades Inteligentes no comportamento de consumo dos cidadãos. Mais de 20 anos de experiência profissional no desenvolvimento de estratégias de penetração de mercado e gerenciamento de pesquisas em diversos países. Colunista e vídeo Blogger da revista Actual Smart City, maior mídia mundial do setor, com abrangência em 120 países e mais de 1500 cidades e colunista da revista indiana Businessworld. Palestrante internacional em tendências em cidades inteligentes em congressos e fóruns mundiais.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria