O novo perfil do profissional de segurança do trabalho no Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 28/02/2018
O novo perfil do profissional de segurança do trabalho no Alto Vale
Foto: ACIRS

O Brasil ocupa atualmente a quarta posição mundial em relação a quantidade de ocorrências motivadas por acidentes de trabalho. Uma média de 700 registros de acidentes de trabalho por ano.

Segundo dados do anuário estatístico da previdência social as informações são alarmantes. Só em 2015, 612,6 mil acidentes aconteceram no país, entre elas 2.500 ocorrências com morte. Sendo a região sudeste a responsável por mais de 50% dos registros.

O profissional de segurança no trabalho é o responsável por garantir que nenhum acidente ou lesão aconteça com os colaboradores. Por meio de ações e atividades instruem e incentivam sobe o uso dos equipamentos de proteção individual e do cuidado ao realizar a função empregada.

Para que os perigos sejam evitados o profissional de segurança no trabalho desenvolve atividades de prevenção e planos de ação para evitar os acidentes. Permitindo que as mudanças sejam realizadas antes que uma fatalidade possa se concretizar.

Atuam ainda diretamente com os diferentes setores da empresa e com os profissionais que compõe o time de trabalhadores. Identificando as necessidades de prevenção e melhoria. Promovendo uma melhor condição de trabalho para todos.

Além disso, o responsável pela saúde e segurança no trabalho nas empresas vem aos poucos conquistando espaço. Até algum tempo, esse profissional era visto como apenas mais um, hoje ele é fundamental para os processos da empresa.

No Alto Vale o Núcleo de Segurança no Trabalho da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) trabalha em prol do fomento deste profissional na região. Por meio de ações e atividades o grupo busca mostrar a importância da prevenção para os riscos de acidentes.

Para isso o grupo investe em estratégias para estarem se capacitando e para apresentar para a comunidade o quanto o trabalho desenvolvido por eles é importante para que os números de acidentes de trabalho diminuam no país.

Os integrantes do Núcleo, estão também sempre em busca de atualização. As normas regulamentadoras (NRS) e as leis de segurança no trabalho constantemente fazem parte dos assuntos discutidos pelos nucleados.

“As normas Regulamentadoras são a base do empregador e dos funcionários. São as responsáveis por impor os deveres e os direitos para ambas as partes”, conta o coordenador do Núcleo de Segurança no Trabalho da ACIRS, Izael Garcia.