O que é um Certificado Digital?

Sala de Imprensa: Notícias 07/07/2015
O que é um Certificado Digital?
Certificado Digital

O Certificado Digital é como uma identidade eletrônica que carrega, dentro de si, os dados de identificação da empresa, pessoa ou site que representa. Por meio desse documento eletrônico é possível fazer o reconhecimento, via sistema, de informações, sites e programas de computador em nome de seu portador, que valida suas ações.

A busca por meios ágeis e seguros tem feito com que cada vez mais empresas e pessoas usem essa ferramenta, que de forma geral, é a assinatura digital do usuário. Ele é um componente de inovação que aumenta extremamente o grau de confiança das transações eletrônicas. O seu uso promove o surgimento de novas soluções e serviços digitais que de outra forma não seriam suficientemente seguros e confiáveis.

As principais vantagens do uso do certificado digital estão nas suas propriedades tecnológicas e legais, atribuindo segurança digital e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente. É a possibilidade real de substituir a assinatura manuscrita em documentos, de eliminar a impressão e gastos relacionados ao controle, envio e reconhecimento de firmas – por uma operação eletrônica, executada pela internet, de forma simplificada e com total legitimidade.

A lista de serviços que requerem o uso de certificados digitais cresce diariamente, permitindo trazer maior conforto às pessoas nas suas atividades profissionais. A Certificação Digital é oferecida pela ACIRS tendo como Autoridade Certificadora a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).

Fonte: Certisign