Obras de Salto Pilão encantam os jovens empreendedores da ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 12/03/2008
Obras de Salto Pilão encantam os jovens empreendedores da ACIRS

Nem a chuva que caiu no final da tarde da ter�a-feira, 11, tirou o �nimo dos membros do N�cleo de Jovens Empreendedores da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), que enfrentaram o mau tempo e muita lama para conhecer os canteiros de obras da Usina Hidrel�trica de Salto Pil�o, no Alto Vale do Itaja�.

Os quinze jovens iniciaram a visita na localidade de Atafona, pr�ximo a divisa entre munic�pios de Lontras e Ibirama. � ali que uma barragem de 209 metros de comprimento e 3 metros de altura est� em constru��o.

Depois de pronta, a barragem ir� desviar parte da �gua do rio para um t�nel de sete quil�metros de extens�o. A sua fun��o ser� alimentar as duas turbinas na casa de for�a da usina.

Em constru��o na localidade de Subida, munic�pio de Api�na, o cora��o da hidrel�trica ir� receber tamb�m os dois geradores com eixos verticais. O local � uma grande caverna, com 57 metros de comprimento, 17 metros de largura e cerca de 40 metros de altura, cujo acesso � feito atrav�s de um emaranhado de t�neis, escavados em granito e basalto.

A complexidade da obra encantou o grupo, que teve a oportunidade de conhecer o maior empreendimento do Alto Vale ainda na sua fase de implanta��o. �Tudo � realmente muito grandioso. S�o imagens que nunca iremos tirar da cabe�a�, conta a integrante do n�cleo, Francine Poleza.

�Todos n�s ficamos impressionados com a magnitude da obra�, completa o jovem empreendedor Marcos Wagner. Quando entrar em funcionamento, no final de 2009, Salto Pil�o poder� gerar at� 182,3 mW. A energia � suficiente para abastecer toda a regi�o metropolitana de Florian�polis.

Uma das maiores usinas subterr�neas do Brasil e o maior aproveitamento hidrel�trico do Rio Itaja�-A�u, Salto Pil�o � um investimento de R$ 500 milh�es do cons�rcio formado por empresas dos grupos Camargo Corr�a, Votorantim e DME Energ�tica. Parte da obra � financiada pelo Governo Federal atrav�s do Banco Nacional de Desenvolvimento Econ�mico e Social (BNDES).

Veja as fotos na galeria: https://acirs.com.br/?pg=eventos&area=29