Observatório Social de Rio do Sul apresenta desafio para empresários

Sala de Imprensa: Notícias 06/09/2016
Observatório Social de Rio do Sul apresenta desafio para empresários
Segunda edição do Banco de Cérebros

“Precisamos encontrar maneiras para ampliar a visibilidade do Observatório Social em Rio do Sul e com isso aumentar o engajamento da população no acompanhamento da administração pública e, por consequência, alcançar uma melhor sustentabilidade financeira para o OS”, contou Jean Sandro Pedroso, presidente da entidade. Ele lançou o problema na noite de segunda-feira, 05 de setembro, durante a segunda edição do Banco de Cérebros. O evento aconteceu no Laboratório de Inovação e Negócios (LIN) da Unidavi e vem sendo promovido pelo Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) para auxiliar empresas, empreendedores ou entidades a encontrarem alternativas para suas dificuldades.

Os nucleados ouviram a história sobre a fundação do OS Rio do Sul, que surgiu como alternativa para os cidadãos que estão cansados de pagar a conta pela má gestão do dinheiro público. “O lema do observatório é: indignação é importante, mas atitude é fundamental”, ressaltou Pedroso. A principal função do OS é monitorar as compras feitas pela prefeitura, identificando se os recursos estão sendo aplicados de forma eficiente e transparente. “O foco do observatório é a gestão pública e não o prefeito”, afirmou o presidente. O trabalho dos vereadores também é acompanhado. O OS Rio do Sul é mantido por cerca de 30 empresas, entidades e pessoas físicas. A instituição faz parte de uma rede nacional, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB), e segue uma metodologia de controle social reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujos pilares são a prevenção, monitoramento e conscientização.

Após a apresentação do case, Pedroso contou com a ajuda da secretária executiva do OS Rio do Sul, Tatiani de Souza, para explicar quais as ferramentas e estratégias usadas até agora na divulgação das atividades. Os nucleados esclareceram algumas dúvidas e com base nas informações recebidas fizeram sugestões para tornar o OS Rio do Sul um assunto presente na rotina dos rio-sulenses. Ações de marketing, sensibilização de entidades, empresas e comunidade, tipos de materiais e linguagem ideal para as divulgações foram algumas das ideias. Mas para colocar em prática estas sugestões e para ampliar o monitoramento das licitações o OS Rio do Sul precisa de mais voluntários e doações.

Uma forma de conhecer melhor o que faz o OSRS é participar das prestações de contas realizadas a cada quatro meses. A próxima será no dia 21 de setembro, às 19h, na Sala Nobre da Unidavi. As atividades também podem ser acompanhadas no site http://osriodosul.com.br/ ou na página do Facebook: https://www.facebook.com/osriodosul. O escritório do OS Rio do Sul fica na Rua Coelho Neto, 191, Sala 208, Centro. Telefone: (47) 3300 0418. E-mail: [email protected].