Observatório Social de Rio do Sul promove curso sobre Compras Governamentais

Sala de Imprensa: Notícias 16/09/2015
Observatório Social de Rio do Sul promove curso sobre Compras Governamentais
Curso sobre Compras Governamentais - OS

Para os empresários que estavam pensando em vender para o Poder Público Federal, Estadual ou Municipal, o curso Compras Governamentais se transformou em uma chave para abrir as portas de novos negócios. “A capacitação foi muito boa, gostei do conteúdo, da didática do professor. Agregou bastante conhecimento, principalmente sobre as leis que tratam de licitações. Muitas vezes as empresas perdem concorrências públicas por não estarem a par do que dizem estas leis”, avaliou Káthia Regina Alexandre, da J. Pilares Empreendimentos Imobiliários. “Nunca participamos de licitações. Vamos começar a acompanhar para conhecer melhor e ver se surge alguma oportunidade”, completou.

Quem coordenou a capacitação foi Daniel Bittencourt, consultor do SEBRAE. Ele explicou o que é uma licitação e quais os benefícios para as micro e pequenas empresas. As vantagens estão previstas na Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e uma delas é a preferência pela contratação de MPEs quando acontecerem empates. Nestes casos, as MPEs poderão apresentar novos preços para cobrir a melhor oferta.

Durante os dois dias de curso, foram realizados estudos de casos, dinâmicas e oficinas para mostrar, por meio de simulações, como os processos acontecem na prática. Tudo isso para deixar as empresas preparadas, já que, antes de pensar em vender para o poder público é preciso avaliar se as exigências quanto à legislação e qualidade dos produtos ou serviços serão ser atendidas.

A iniciativa do Observatório Social Rio do Sul, em oferecer o curso, surgiu após a equipe perceber a baixa participação das empresas da região nas licitações da prefeitura.