Oficinas abordam criatividade e inovação nas empresas

Sala de Imprensa: Notícias 16/07/2014
Oficinas abordam criatividade e inovação nas empresas
Aulas do programa acontecem uma vez por mês na ACIRS
As oficinas “Mudanças em Ação” e “A Espiral do Progresso” fizeram parte do 4º encontro do Programa de Formação Pessoal e Profissional, realizado na noite de terça-feira, 15 de julho, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

Os colaboradores das indústrias, que participam do programa, descobriram a diferença entre melhoria e inovação; as barreiras na implantação de mudanças; e como é feito o exercício da criatividade.

O grupo aprendeu na primeira oficina que a melhoria consiste em tornar um produto ou processo mais eficiente e eficaz. Já as inovações representam uma ruptura com produtos, materiais ou conceitos anteriormente estabelecidos.

Entre as barreiras para o incremento de melhorias e inovações destacam-se o medo do desconhecido, a necessidade de aceitação, a disseminação de estereótipos, a síndrome da lamentação, a busca da perfeição e a cegueira.

Na oficina Espiral do Progresso foram abordados os instrumentos para identificação de melhorias e a viabilidade das mesmas. Os participantes entenderam que as empresas que esquecem de incentivar a geração de melhorias e inovações perdem espaço no mercado.

O Programa de Formação Pessoal e Profissional é oferecido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceria com o Núcleo da Micro e Pequena Indústria Eletro Metalmecânica (NEMM), criado pela ACIRS e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul (SIMMMERS).

Confira aqui a galeria de fotos