Toda indústria precisa ter um departamento para monitorar os processos produtivos e com ele aplicar o Planejamento e Controle da Produção (PCP). Essa ferramenta ajuda a decidir sobre o melhor emprego dos recursos, garantindo a execução do que foi previsto, no tempo e quantidade certa. O PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações e dá suporte para a produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.
Os conceitos sobre PCP foram apresentados durante um curso na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de maio, com o objetivo de fornecer métodos e ferramentas de planejamento e controle da produção para otimização dos recursos diretos de um processo produtivo.
Nas 16 horas de treinamento os profissionais participantes aprenderam sobre sistemas produtivos; gestão da capacidade; prazos, atividades e objetivos na tomada de decisões; hierarquia do processo de planejamento; fluxo de informações e PCP, entre outros assuntos relacionados ao tema.
“Nós já temos um conhecimento sobre o tema, mas viemos aqui para agregar mais conteúdo. Conhecemos outras formas de calcular a produção e de melhorar o serviço. Também tiramos dúvidas do dia-a-dia graças à experiência do professor. Esse curso facilita e agiliza muito nosso trabalho”, comentou Jean Carlos Giovanella, da Nutrifarma.
As aulas foram ministradas por Hélio Alves da Silva, especialista em Engenharia de Produção e MBA em Gerenciamento Logístico. Com 14 anos de experiência em empresa multinacional de grande porte, Silva atuou nas áreas de Gestão da Produção, Logística Brasil e América Latina, Desenvolvimento de Embalagens e Gestão de Projetos.