O mundo está vivendo um incrível aumento dos problemas em virtude do crescimento desenfreado da população urbana. A gestão dos recursos naturais, condições climáticas e ambientais, políticas industriais e o poder econômico desenharam as cidades de hoje e influenciaram diretamente o estilo de vida urbano.
De acordo com a ONU, em 2030 haverá mais de 70% do total da população da terra vivendo em centros urbanos, o que influenciará dramaticamente na vida das pessoas. Visando minimizar este problema, há hoje uma forte tendência de ambos setores, público e privado, para o desenvolvimento das chamadas cidades inteligentes.
Cidades antigas estão sendo repensadas e novas cidades estão sendo construídas do zero, já nascendo 100% inteligentes. O conceito principal de uma cidade inteligente vai além da reestruturação arquitetônica, passa principalmente pelo uso da tecnologia da informação e comunicação para desenvolver soluções para os problemas urbanos e aumentar a qualidade de vida do cidadão. Para falar sobre o assunto as entidades ACIRS, CDL, SIMMMERS e Sindicomércio, com o apoio da OAB, irão trazer o palestrante internacional Renato de Castro.
Castro é vice-presidente do banco de investimentos americano Crefinc, responsável pela prospecção e análise de investimentos em Smart Cities. Membro do conselho consultivo global da ONG Leading Cities, localizada em Boston e membro do conselho consultivo da Startup Indiana Architect Corner, com sede em Hyderabad. É conselheiro internacional da Organização Mundial de Governo Eletrônico, de Seoul, Coreia do Sul. Fundador, membro do conselho e consultor sênior na Baumann Consultancy Network para projetos de Cidades Inteligentes e estratégias de internacionalização. Doutorando em administração de empresas na Maastricht School of Management – MSM -, área de pesquisa de doutorado: os efeitos da exposição intensa às TICs em Cidades Inteligentes no comportamento de consumo dos cidadãos. E tem mais de 20 anos de experiência profissional no desenvolvimento de estratégias de penetração de mercado e gerenciamento de pesquisas em diversos países.
Para 2016 Castro já tem mais 20 palestras agendadas: Barcelona, Londres, Frankfurt, Melbourne, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Boston, Cingapura, Johannesburgo, Mumbai, New Delhi, Roma, Beijing, Qingdao, Riga, Nairobi e Kuala Lumpur estão entre as cidades confirmadas.
A palestra tem como proposta analisar as novas tendências relacionadas às cidades inteligentes e discutir como o uso intenso de tecnologias de ponta no dia-a-dia das pessoas está modelando o perfil do consumidor do futuro.
“O conceito de Smart Cities também pode ser aplicado a cidades pequenas. Não é porque a cidade não é uma grande metrópole que não tem problemas urbanos e que não possamos usar tecnologia para resolver”, afirma o palestrante Renato Castro.
O evento será realizado no dia 01 de julho, às 07h 30, no auditório da OAB de Rio do Sul. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site: eventos.acirs.com.br. As vagas são limitadas.