Pesquisa realizada pelo Niavi mostra que há vagas no setor de TI no Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 18/07/2011
Pesquisa realizada pelo Niavi mostra que há vagas no setor de TI no Alto Vale
Atrav�s de uma pesquisa realizada pelo N�cleo de Inform�tica do Alto Vale do Itaja� (NIAVI) da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), ficou constatado que h� 57 vagas em aberto no setor de Tecnologia da Informa��o (TI).
A pesquisa foi aplicada em 21 empresas de Tecnologia no Alto Vale do Itaja� que, juntas, empregam 227 profissionais. A necessidade de contrata��o est� em diversas �reas das empresas, �Temos disponibilidade de empregar vendedores, atendentes, programadores. S�o diversas op�es na �rea de TI�, revela o coordenador do NIAVI, Remo Carlo Bortoluzzi.
Os n�meros ainda demonstram a falta de sete profissionais para t�cnico de suporte de sistemas, oito t�cnicos em suporte de hardware e quatro para t�cnico em redes. �A expectativa do setor � que at� 2014 estejam envolvidas 398 pessoas na �rea de Tecnologia da Informa��o s� no Alto Vale do Itaja�.
Para suprir a falta de m�o de obra, o N�cleo realiza, em parceria com institui�es de ensino, cursos de capacita��o. Um exemplo � a parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Rio do Sul.
Atrav�s da a��o, mais de 75 jovens freq�entam de forma gratuita os cursos de Atendimento e Suporte T�cnico N�vel 1 e em Programa��o WEB N�vel 1. As aulas iniciaram no m�s de julho e tem dura��o de 160 horas.
Outras parcerias e cursos est�o sendo programados pelo Niavi, para serem desenvolvidas ainda em 2011 no Alto Vale. �Para o desenvolvimento do setor e da regi�o, vamos sempre precisar de pessoas. As parcerias e os jovens v�o ajudar nossas empresas e crescerem e se tornarem ainda melhor�, afirma Remo.
O Niavi tem como miss�o, buscar atrav�s do associativismo o desenvolvimento do segmento de TI, ampliando seu uso consciente, realizando neg�cios com �tica credibilidade e gerando resultados para o mercado e a sociedade.