Logomarca

Pesquisa revela empreendedorismo no Núcleo de Informática

Sala de Imprensa: Notícias 14/12/2015
Pesquisa revela empreendedorismo no Núcleo de Informática
Reunião NIAVI

A acadêmica Tayla Becker, do curso sistemas de informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de Ibirama, apresentou o resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a reunião do Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI) da ACIRS. O encontro aconteceu na segunda-feira, 14 de dezembro, no Laboratório de Inovação e Negócios (LIN), da UNIDAVI.

A pesquisa “Estudo das características comportamentais empreendedoras dos empresários associados ao grupo NIAVI”, foi realizada mediante a aplicação de um questionário sobre as características comportamentais empreendedoras dos nucleados. “O objetivo do trabalho foi estimular a realização de novas pesquisas sobre o empreendedorismo na área de Tecnologia da Informação (TI), assim como fomentar o crescimento das empresas, demonstrando qual o perfil dos empreendedores desse ramo”, explicou Tayla. Ela contou com a orientação do professor Carlos Fernando Cruz e usou como base os conceitos definidos pelo teórico e psicólogo americano, David Clarence McClelland.

Os resultados revelaram a pontuação obtida pelos empresários para independência, persuasão e rede de contatos, planejamento e monitoramento sistemático, busca de informações, estabelecimento de metas, riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, persistência e busca de oportunidades. “Todas as pontuações mínimas foram superadas pelos nucleados que participaram da pesquisa”, afirmou Tayla, comprovando que os empresários do NIAVI possuem bem desenvolvidas todas as características propostas pela teoria de McClelland. “Isso também nos mostra como o setor de TI pode se tornar importante para a economia do Alto Vale”, concluiu a jovem.

A reunião foi a última do NIAVI neste ano e o grupo aproveitou para realizar uma avaliação diferente sobre as atividades ao responder sobre três itens: que bom, que pena e que tal. Dessa interação surgiram observações e sugestões do que ainda poderá ser melhorado no planejamento do núcleo. Os encontros serão retomados em fevereiro.

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui