Pesquisa revela perfil dos empreendedores brasileiros

Sala de Imprensa: Notícias 04/04/2013
Pesquisa revela perfil dos empreendedores brasileiros

Pessoas entre 25 e 45 anos são as que mais empreendem

A maioria dos brasileiros sonham em ter seu próprio negócio e por isso o número de novos empreendimentos cresce a cada dia. No entanto, não basta ter vontade de empreender, é preciso enfrentar várias barreiras financeiras e estruturais. O perfil do empreendedor é que definirá o sucesso do negócio.

O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) recebeu uma pesquisa sobre o perfil do empreendedor brasileiro. Realizada pela Endeavor Brasil, o conteúdo mostra as características de pessoas que resolveram ter o próprio negócio.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados começou a empreender por ter descoberto uma oportunidade. Somente 19% dos formais e 29% dos informais o fizeram por necessidade. O resultado já define o futuro do negócio, quando se inicia algo a partir de uma oportunidade, aumentam-se as chances de crescimento da empresa.

Entre os motivos que levam as pessoas a abrir uma empresa está a tão almejada independência pessoal e a auto-realização. A questão financeira fica em segundo lugar, aponta a pesquisa. O quadro mostra ainda que, entre os que preferem ser empregados a donos do próprio negócio, as principais justificativas referem-se à estabilidade que o emprego apresenta, frente às incertezas do mercado.

Homens e mulheres ficam no mesmo percentual quando o assunto é a sexualidade do empreendedor. Já no quesito idade, a média é de 36 anos e a maioria se concentra na faixa etária entre 25 e 55 anos. Entretanto, o empreendedor com CNPJ possui, em média, cinco anos a mais que o empresário informal. No grupo dos negócios formais, 65% são casados, e nos informais, 48% são casados.

Assim como o Brasil, Santa Catarina é um dos estados que mais empreende. Praticamente todas as cidades possuem movimentos associativistas, que são apoiados pelo Conselho de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (CEJESC). O título de Estado empreendedor se dá pela força dos empresários, que têm como característica o comprometimento com a causa.