Prefeito e vice respondem questionamentos na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 21/03/2013
Prefeito e vice respondem questionamentos na ACIRS
Representantes de entidades, institui�es de ensino, empresas, �rg�os p�blicos e sindicatos participaram da primeira edi��o do ACIRS Debate deste ano, na manh� desta quinta-feira, 21 de mar�o, na Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Eles ouviram as explana�es do prefeito Garibaldi Antonio Ayroso e do vice, Jean Pier Xavier de Liz, sobre o in�cio do mandato.

O presidente da ACIRS, Ciro Jos� Cerutti, iniciou o evento cobrando maior participa��o dos empres�rios e da sociedade civil organizada nas discuss�es que s�o importantes para Rio do Sul. O debate iniciou com Gariba falando sobre a�es da prefeitura na �rea da sa�de, como a aprova��o do projeto para a instala��o da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a inten��o de construir novos postos de sa�de nos bairros.

Em infraestrutura, comentou sobre os projetos que ser�o elaborados pelo DNIT a partir deste ano para obras na travessia urbana da BR-470 em Rio do Sul, al�m dos desafios para a conclus�o da ponte ligando os bairros Jardim Am�rica e Canta Galo. �S�o necess�rias algumas desapropria�es e um entendimento com o DNIT para conseguirmos consolidar esse novo acesso a Rio do Sul�. O prefeito comentou ainda sobre as negocia�es com o Governo do Estado e a Votorantim para solucionar o problema causado pelos mais de 200 caminh�es que trafegam atualmente pelo bairro Sumar�. �E esse n�mero ser� de 500 caminh�es em 2014�, comentou um dos participantes do debate.

Ayroso destacou ainda os investimentos de R$ 8 milh�es do programa PAC 2 para a pavimenta��o de 10 ruas. �Teremos agora o in�cio do recadastramento de todos os im�veis da cidade, o que ir� implicar no aumento da arrecada��o e em maior justi�a na cobran�a de impostos�, garantiu Jean de Liz. Para o munic�pio, outra prioridade � o atendimento das demandas por �reas de lazer nos bairros. �Essa tem sido uma das maiores reivindica�es da comunidade�, completou, referindo-se ao Programa Meu Bairro Meu Lar.

A constru��o de um teatro municipal foi o destaque na �rea da cultura. �Temos que ter um estoque de projetos para aproveitar as oportunidades em diversas �reas�, afirmou De Liz. Melhorias tamb�m est�o sendo planejadas para o melhor aproveitamento das �reas ao redor do Parque Municipal, cuja amplia��o tamb�m � prevista.  Ele tamb�m festejou a reativa��o do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), que deve se tornar deliberativo e ir� apoiar a cria��o da Funda��o Municipal do Meio Ambiente.

O prefeito falou ainda da reestrutura��o que est� sendo feita na Defesa Civil e sobre os recursos oriundos de minist�rios e do Governo do Estado para a preven��o, controle e mitiga��o de desastres naturais. �Estamos retomando obras como o muro de conten��o na rua Oscar Barcelos e em breve ter� in�cio a instala��o do radar meteorol�gico em Lontras, que ir� beneficiar todo o Vale�. Ayoroso tamb�m pediu � comunidade que ajude a cobrar de todas as esferas do governo as melhorias necess�rias n�o apenas na �rea de infraestrutura, mas sim, em setores como a seguran�a p�blica, que necessita de reaparelhamento, pessoas e moderniza��o. �Rio do Sul deve ganhar pelo menos 40 novas c�meras de monitoramento ainda neste ano�, concluiu.

Em sua fala, Jean de Liz informou que o planejamento estrat�gico das secretarias e da prefeitura dever� ser finalizado at� o dia 15 de abril, data de anivers�rio do munic�pio. Ele pontuou que Rio do Sul disp�e de apenas R$ 70 mil livres para investimentos em 2013, embora uma equipe de projetos est� sendo formada para captar recursos junto ao governo federal e estadual. Falou do trabalho que vem sendo feito nos bairros, ouvindo a popula��o sobre as prioridades e explicou a situa��o de pedidos feitos pela ACIRS durante a campanha eleitoral: Implanta��o da Ag�ncia e do Conselho de Desenvolvimento Local, elabora��o de um plano municipal de preven��o e mitiga��o de desastres, a discuss�o sobre melhorias no Centro de Eventos Hermann Purnhagen e o apoio � cria��o do Parque/Condom�nio de Empresas de Tecnologia.

O final do debate foi marcado pela explana��o do chefe do Executivo sobre o endividamento do munic�pio. O comprometimento financeiro, afirmou, seria resultado das a�es dos diversos governos que passaram pela prefeitura. �Determinamos que cada secretaria reduza seus gastos em 20%, sem sacrificar o que � mais importante�. Gariba aproveitou o debate para reconhecer o trabalho da ACIRS diante das discuss�es para a amplia��o da rede de g�s natural e para que o Vale do Itaja� seja contemplado com o tra�ado do novo corredor ferrovi�rio catarinense. �A sociedade precisa se organizar e fazer press�o, precisamos todos participar das audi�ncias, reuni�es, para discutir esses e outros assuntos de interesse coletivo�, salientou.