Prefeito recebe integrantes do Observatório Social de Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 18/03/2015
Prefeito recebe integrantes do Observatório Social de Rio do Sul
Prefeito municipal e representantes do OS

O encontro entre o prefeito municipal, Garibaldi Antônio Ayroso, e os representantes do Observatório Social de Rio do Sul (OSRS) começou com o presidente da entidade, João Antônio dos Santos, explicando como surgiu o OS, quantos existem no país e em Santa Catarina. “A criação do observatório em Rio do Sul foi uma iniciativa da Associação Empresarial – ACIRS – com apoio de entidades da sociedade civil organizada, assim como de empresas e pessoas físicas sem vínculo partidário”, comentou Santos. Ele explicou ao prefeito que a principal função dos observatórios é colaborar com a administração pública, monitorando a aplicação dos recursos. “Com mais de 60 mil habitantes, não deve ser fácil administrar uma cidade como a nossa, com tantos desafios”, completou o presidente.

O secretário executivo do OS, Wilson Philippe, e a assistente administrativo, Vanessa de Souza, detalharam quais as atividades realizadas desde a fundação do observatório, em agosto de 2014. “Nosso trabalho é de monitoramento. Não somos mais um fiscal da prefeitura. Pretendemos ser parceiros. Mas para isso precisamos que as secretarias nos forneçam livre acesso às informações. Nosso objetivo é verificar se o dinheiro público está sendo usado de forma correta”, salientou Philippe.

O procedimento dos observatórios quando identificam algum tipo de irregularidade nas licitações é primeiro informar o responsável direto: o prefeito, no caso do executivo, e o presidente da Câmara, no caso do Legislativo. Se não houver resposta, o OS se dirigirá então ao Ministério Público. “Não estamos aqui para realizar denuncismos”, completou o secretário.

Gariba afirmou que acompanha desde o início o projeto de implantação do OS e que na atual situação econômica e política é muito bom contar com a ajuda do observatório. “Nosso trabalho deve ser transparente e por isso vocês terão total acesso às informações. Que juntos possamos gerar mais economia para o município. Tudo que puderem fazer para isso será bem vindo”, concluiu o prefeito.