Presidente da ACIRS volta a defender a duplicação da BR-470

Sala de Imprensa: Notícias 18/03/2008
Presidente da ACIRS volta a defender a duplicação da BR-470

O presidente da Associa��o Empresarial de Rio do  Sul (ACIRS), Lino Rohden, voltou a defender solu�es para os problemas de infra-estrutura da regi�o, entre eles, a duplica��o da BR-470 at� o Alto Vale. Foi na noite da segunda-feira, 17, em Itaja�.

Proposta pela senadora Ideli Salvatti, a discuss�o sobre o complexo vi�rio catarinense reuniu lideran�as pol�ticas e empresariais, al�m do superintendente do Dnit em Santa Catarina, Jo�o Jos� dos Santos; do coordenador-geral de Log�stica da Secretaria Especial de Portos da Presid�ncia da Rep�blica, Jo�o Apar�cio dos Reis Costa; e do superintendente Regional do Sul da Infraero, Nilo S�rgio Reinehr.

Um documento entregue pelas associa�es empresariais ressaltou os pleitos de toda a regi�o, com destaque para o investimento considerado priorit�rio: a duplica��o da BR-470. Para o superintendente do Dnit o desafio dos catarinenses ser� garantir a libera��o do edital de licita��o do Projeto Executivo da 470 at� o final de abril, na Casa Civil.

A expectativa do Dnit � licitar as primeiras obras de duplica��o � trecho entre Indaial e Navegantes � em meados de 2009, caso o edital do Projeto Executivo saia at� a data prevista. �Paralelo ao processo de duplica��o, estamos trabalhando para realizar os Estudos e Projetos de Melhorias Operacionais da rodovia, de Indaial a Pouso Redondo�, enfatizou o representante do Dnit.

As melhorias incluem interven�es nas travessias urbanas, viadutos, marginais e terceiras pistas. Para o presidente da ACIRS a medida poderia mitigar, mas n�o eliminaria todos os gargalos da rodovia. �Precisamos que a duplica��o chegue ao menos at� Pouso Redondo�, defendeu Rohden.

As associa�es do M�dio Vale reivindicaram ainda a constru��o do contorno rodovi�rio no munic�pio de Gaspar, da Ponte do Vale e a acelera��o da obra de acesso ao porto � a Via Portu�ria � no munic�pio de Itaja�.

O superintendente do Dnit tamb�m ouviu cr�ticas pela lentid�o nas obras de recupera��o da ponte sobre o Rio Itaja�-A�, na BR-101, em Navegantes. Jo�o Jos� garantiu que os trabalhos, executados em car�ter emergencial, ser�o conclu�dos at� o final de maio.

Ele afirmou ainda que o Governo Federal retomou os investimentos nas ferrovias brasileiras. Al�m dos contornos ferrovi�rios de S�o Francisco do Sul e de Joinville (em andamento), o Programa de Acelera��o do Crescimento (PAC) inclui a constru��o da Ferrovia Litor�nea, que ir� interligar os portos catarinenses. O investimento est� projetado em R$ 950 milh�es.

Os empres�rios defenderam ainda a constru��o da ferrovia leste-oeste, cujos estudos de viabilidade fazem parte do Plano Nacional de Log�stica e Transportes (PNLT), do Governo Federal. O programa est� em desenvolvimento pelo Minist�rio dos Transportes, em coopera��o com o Minist�rio da Defesa, atrav�s do Centro de Excel�ncia em Engenharia de Transportes (Centran).

Problemas do Aeroporto Internacional de Navegantes geram pol�mica

Apesar de o principal pleito do Vale estar relacionado ao modal rodovi�rio, a grande pol�mica do encontro foi a discuss�o sobre o Aeroporto Internacional de Navegantes. Um desentendimento entre a Prefeitura Municipal de Navegantes e a Infraero impede a instala��o de um equipamento de aux�lio � navega��o (VOR), que permite os sequenciamentos de tr�fego dentro de padr�es internacionais.

O embara�o envolve a conclus�o do processo de desapropria�es de �reas no entorno do s�tio aeroportu�rio. Uma reuni�o emergencial foi marcada para esta quarta-feira, 19, em Navegantes. �Se precisar iremos acampar na prefeitura at� resolver o problema�, desabafou um empres�rio.

A expectativa das associa�es � encaminhar a solu��o at� a pr�xima semana, quando uma comitiva ir� a Bras�lia para uma audi�ncia com o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Na reuni�o, marcada para o dia 26, ser�o discutidos os problemas que emperram o desenvolvimento do aeroporto, entre eles a constru��o da segunda pista e as melhorias no terminal de embarque.

Para o superintendente da Infraero a prioridade para Navegantes � outra. �A pista est� apresentando problemas e teremos que antecipar o seu recapeamento, que estava previsto para 2012. � uma quest�o de seguran�a�. Nilo Reinehr informou ainda que a Infraero poder� restringir a opera��o de grandes aeronaves devido a instala��o dos guindastes do Porto de Navegantes (Portonave) pr�ximo a uma das cabeceiras da pista.

Uma nova audi�ncia sobre o sistema vi�rio dever� ser marcada pela senadora Ideli Salvatti em quatro meses. A inten��o da parlamentar � acompanhar as obras do PAC no estado.

Al�m do presidente da ACIRS, o Alto Vale foi representado pelo secret�rio do Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Germano Purnhagen; pelo presidente da Funda��o Estrada de Ferro Vale do Itaja� (TREMTUR), Carlos Ramiro da Silva; pelo reitor da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itaja� (Unidavi), Viegand Eger; e pelo secret�rio-executivo da Associa��o dos Munic�pios (Amavi), Agostinho Senem.

Foto: Jo�o Souza