Profissionais da construção civil tiram dúvidas sobre o Plano Diretor

Sala de Imprensa: Notícias 05/08/2015
Profissionais da construção civil tiram dúvidas sobre o Plano Diretor
Reunião na ACIRS

Para falar sobre o assunto os nucleados convidaram a assessora do Plano Diretor da Prefeitura Municipal de Rio do Sul, Luciani Souza Lopes. A conversa aconteceu na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Luciani apresentou as principais mudanças implantadas na legislação, que foram aprovadas em março deste ano. Também deu orientações sobre o que pode e o que não pode, após as modificações que foram aprovadas.

Ela fez recomendações importantes como sempre ter alvará para construção, seguir o cronograma em casos de obras financiadas e, explicou algumas regras para os diferentes profissionais que atuam na construção civil (pedreiro, eletricista, encanador, jardineiro, etc).

Os prestadores de serviço aproveitaram para fazer perguntas sobre normas e procedimentos técnicos, sobre o trabalho de fiscalização da prefeitura, questões ambientais, construção da rede de tratamento de esgoto, aterros e suas consequências.

Entraram em discussão também assuntos como conflitos entre leis federais, estaduais e municipais, IPTU e áreas de risco. O grupo se mostrou preocupado com a falta de ética no setor, principalmente pelo baixo número de profissionais legalmente formalizados. “Isso gera uma concorrência desleal com quem tem firma registrada e paga os impostos”, comentou Gilmar Klaumann, coordenador do núcleo.