Profissionais de segurança do trabalho conhecem software dirigido à NR-12

Sala de Imprensa: Notícias 13/08/2014
Profissionais de segurança do trabalho conhecem software dirigido à NR-12
Engenheiro, Cícero Fernandes apresenta o sistema on-line.

Aproximadamente 20 nucleados estiveram presentes na reunião do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) nesta quarta-feira, dia 13 de agosto. Realizado no Centro de Educação Profissional do Alto Vale (CEDUP), em Rio do Sul, o encontro contou com a apresentação do software Sys NR.

O sistema foi desenvolvido para auxiliar os técnicos em segurança do trabalho, diante da revisão da Norma Regulamentadora 12 (NR 12), que trata especificamente da segurança em máquinas e equipamentos.  A revisão exige que sejam analisados os riscos da operação e do operador, seguindo medidas de ordem geral, tornando obrigatório para as empresas a adequação de seu parque fabril.

O Sys NR faz a análise de riscos a partir do cadastro da máquina, definindo uma pré-sequência de ações a serem adotadas pela equipe de segurança. De acordo com o engenheiro, Cícero Fernandes, o sistema busca otimizar as informações da norma e sugere, inclusive, ações a serem adotadas para prevenção de cada um dos riscos.  “Para cada perigo identificado o sistema abre opções para cadastrar os riscos envolvidos e, a partir desse ponto, proceder sua análise de acordo com a norma NBR 14009/1997, através de uma metodologia que denominamos “IPARA” (Identificação de perigos e análise de riscos de acidentes)”.

A busca por soluções viáveis às empresas nucleadas é um dos objetivos do NST e tem motivado o debate e apresentações de temas diversificados em cada uma das reuniões do grupo. “A NR-12 faz exigências de controles precisos e atuais, por isso buscamos conhecer o software da Sys NR e trazer esta apresentação aos nucleados. Nosso objetivo como núcleo é oportunizar conhecimento e ferramentas aos nossos membros”, destacou o coordenador do NST, Edélcio Hildebrandt.

Confira as fotos