Profissionais discutem destinação de resíduos sólidos

Sala de Imprensa: Notícias 09/12/2014
Profissionais discutem destinação de resíduos sólidos
Nucleados demonstram responsabilidade ambiental

A preocupação com o meio ambiente motivou os membros do Núcleo de Prestadores de Serviço da ACIRS a convidar Eduardo Link, chefe de Resíduos Sólidos na Prefeitura Municipal de Rio do Sul, para uma conversa sobre legislação e destinação correta de materiais.

Link abriu a reunião ressaltando a importância da iniciativa do grupo, formado por eletricistas, pedreiros, pintores, jardineiros, encanadores, entre outros profissionais da construção civil. “Esse debate, com essa troca de informações, é muito importante para melhorar o trabalho de vocês e para a prefeitura difundir as informações no que diz respeito ao encaminhamento adequado do lixo”, reforçou ele.

Sua apresentação, intitulada “Resíduos Sólidos – Contextualização e Destino Ambientalmente Adequado”, começou com dados sobre a Lei Federal nº 9.605/1998, que trata dos crimes ambientais. Em seguida, Link explicou como funciona a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, e a Resolução CONAMA nº 448/2012. As formas para destinação do lixo também fizeram parte da apresentação como aterros sanitários, incineradores, usinas de compostagem e coleta seletiva. Os nucleados aprenderam ainda quais os tipos de resíduos gerados pela construção civil e como devem descarta-los.

Durante o encontro os profissionais puderam tirar dúvidas sobre logística reversa, denúncias de irregularidades e responsabilidade das empresas e dos cidadãos na proteção do meio ambiente.

As atividades do núcleo recomeçam em fevereiro de 2015. Interessados em fazer parte do grupo podem entrar em contato pelo telefone (47) 3531-0500.