Programa Regional de Neutralização do Carbono será lançado nesta quinta-feira em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 18/11/2009

A Funda��o Ag�ncia de �gua do Vale do Itaja�, em parceria com a Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) e Sindicato das Ind�strias Metal�rgicas, Mec�nicas e do Material El�trico de Rio do Sul (SIMMMERS), lan�a  nesta quinta-feira,19, �s 7h15min, o Programa Regional de Neutraliza��o de Carbono. O evento ocorre no audit�rio do Centro Empresarial de Rio do Sul.

O Programa ser� identificado com o Selo Piava de Neutraliza��o de Carbono, uma certifica��o para as empresas que neutralizarem as emiss�es de gases poluentes e respons�veis pelo efeito estufa. O Selo Piava, a ser exibido pelas empresas participantes do programa, foi concebido para apoiar os projetos de recupera��o de matas ciliares nos munic�pios da bacia do Itaja�.

Confirma�es devem ser feitas no 3521-3857 (ACIRS) ou no 3521-3135 (SIMMMERS).

Como funciona

O Programa articula as iniciativas do poder p�blico e da iniciativa privada, visando a apoiar e a viabilizar a recupera��o de florestas nativas em �reas de nascentes e margens de rios na bacia do Itaja�. A Funda��o Ag�ncia de �gua promover� a intermedia��o entre o poder p�blico municipal e a iniciativa privada e os propriet�rios de terras, sincronizando as a�es para atingir o objetivo comum de todos. Caber� ao poder p�blico municipal instituir o Programa de Conserva��o e Recupera��o de Matas Ciliares. � iniciativa privada caber� neutralizar as emiss�es anuais de di�xido de carbono de suas instala�es, por meio do financiamento de projetos espec�ficos de recupera��o de mata ciliar. Por sua vez, os propriet�rios de terras ir�o recuperar as matas ciliares em sua propriedade sob orienta��o da prefeitura.

Obten��o do Selo Piava

Inicialmente a empresa contrata a elabora��o do invent�rio de emiss�es baseado na norma ABNT NBR ISO 14064:2007. O invent�rio quantifica as emiss�es (fontes) e remo�es (sumidouros) de gases de efeito estufa ao longo de um per�odo espec�fico. Com base neste dado determina-se o tamanho da �rea a ser recuperada para neutralizar as emiss�es de carbono inventariadas.

Atrav�s de um sistema de informa�es mantido pela Funda��o Ag�ncia de �gua do Vale do Itaja� a empresa seleciona as �reas degradadas de mata ciliar cuja recupera��o ela vai financiar e acompanhar durante 15 anos. Os projetos de recupera��o dever�o ser desenvolvidos de acordo com o Manual Operativo do Programa Municipal de Conserva��o e Recupera��o de Matas Ciliares, dispon�vel no site do Comit� do Itaja� (www.comiteitajai.org.br). Para demonstrar ao mercado a a��o ambiental, a empresa receber� o Selo Piava de Neutraliza��o de Carbono.

Vantagens

Como vantagem, o Selo Piava representar� uma nova op��o de marketing para a empresa, devido � participa��o direta na recupera��o de mata ciliar. O selo agregar� valor aos produtos e atividades da empresa e possibilitar� acesso a linhas de cr�dito espec�ficas. O Selo tamb�m vai gerar imagem positiva junto a clientes, em raz�o de sua postura perante o meio ambiente, o que contribuir� para o balan�o social.

Fonte: Funda��o Ag�ncia de �gua do Vale do Itaja�