Projeto Geração Empreendedora forma primeira turma em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 07/10/2015
Projeto Geração Empreendedora forma primeira turma em Rio do Sul
Projeto Geração Empreendedora

Pais, amigos, familiares e empresários, prestigiaram a formatura dos estudantes do Ensino Médio da Unidavi, que concluíram as atividades do projeto Geração Empreendedora, que iniciou em abril. A entrega dos certificados aconteceu na noite de terça-feira, 06 de outubro, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). “Esse trabalho representa bem um dos focos do núcleo, que é desenvolver o lado empreendedor das pessoas, principalmente com os adolescentes, que estão prestes a ingressar em uma carreira profissional. Mas empreender não é somente criar um negócio, a ideia é que eles possam aproveitar a essência do empreendedorismo em todas as atividades diárias”, explicou a nucleada Gabrielle Zanella Hermann Rossetto, que conduziu o projeto em Rio do Sul.

A ação teve como objetivo despertar o espírito empreendedor e a cultura associativista, criando uma geração capacitada para transformar o cenário socioeconômico. Os alunos tiveram quatro encontros com aulas sobre atitudes e comportamentos empreendedores, trabalho, negócio e pensamento no futuro. Também produziram um vídeo apresentando qual a profissão gostariam de seguir. Na terceira etapa cada jovem acompanhou a rotina de um empresário da cidade. Marina Gonçalves Rodrigues, de 16 anos, passou o dia na Cerumar Propriedade Intelectual. “A empresa é muito organizada e os colaboradores são bem capacitados. Cada um sabe fazer o seu trabalho de forma eficiente. O diretor reserva um tempo todo dia para falar com os funcionários e saber se está tudo certo”, contou Marina. O colega dela, Guilherme Galdino, 16, também gostou de participar do projeto. “Esse curso aguçou o meu lado empreendedor. Descobri o que preciso saber para alcançar meus objetivos. Não tenho nada definido ainda, é um turbilhão de ideias, mas com certeza vou usar o que aprendi”, afirmou o estudante.

A diretora da Escola Unidavi, Ângela Rutzen, também esteve presente na formatura. “Foi muito importante a iniciativa de oferecer um curso sobre empreendedorismo. Os conhecimentos transmitidos poderão ser utilizados de diferentes formas na vida desses jovens. Quanto antes melhor para eles identificarem suas possibilidades e se desenvolverem. Ficamos honrados em receber o pessoal do núcleo para realizar o projeto”, salientou Ângela. Também participaram da entrega dos certificados representantes do SEBRAE, do núcleo de Jovens e da Mulher Empresária (NUME).

O projeto Geração Empreendedora é uma realização da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) com apoio do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC) e Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME). O apoio técnico é do SEBRAE e ACIRS. Também são parceiros empresários, organizações público/privadas e secretarias de educação. Foram escolhidas dez cidades catarinenses para dar início ao projeto, que continuará em 2016. O NJE pretende levar o curso para uma escola pública de Rio do Sul e irá sugerir melhorias na reunião de avaliação, que acontecerá na FACISC.

Mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria