34 estudantes de escolas públicas e privadas de Rio do Sul iniciaram na tarde desta segunda-feira, 04, a etapa Play do Geração Empreendedora. Nesta parte do projeto os jovens são levados a pensar sobre trabalho e empreendedorismo, para conhecer esse universo e também identificar as oportunidades através de atitudes empreendedoras.
Durante toda a tarde os estudantes foram desafiados a desenvolverem o espirito de empreendedorismo. Para isso as facilitadoras do projeto e integrantes do Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) Estela Becker e Istela Capristano, apresentaram aos alunos a história do Geração Empreendedora no Estado, e os seus objetivos.
A ação é uma iniciativa da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e conta com o envolvimento do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC), o Conselho Estadual da Mulher Empresaria de Santa Catarina (CEME) e o Núcleo dos Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Rio do Sul é uma das 20 cidades do Estado que receberam o projeto.
Uma das primeiras atividades do Geração Empreendedora é Aprendendo a Empreender, onde os jovens precisaram confeccionar seus crachás de uma forma criativa, inovadora e entender como acontece o empreendedorismo. Os jovens precisaram apresentar um colega, e também descrever qual profissional pretende ser ou em qual empresa almeja trabalhar.
Os estudantes também puderam conhecer a história do coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRS, Lucas Manoel Fronza, que contou como o associativismo e o empreendedorismo entraram em sua vida. Fronza também contou como conseguiu se tornar um profissional de destaque e coordenador do Núcleo.
“Todos somos capazes de empreender, as oportunidades vão aparecer é preciso saber aproveitá-las”, explica Fronza.
Os jovens conhecerem ainda os cases do Joel Ricardo Rodrigues, proprietário da JK Bike Distribuidora de Bicicletas e da veterinária Amanda Adriana da Silva, que trabalha com a reabilitação dos animais.
“Esse projeto é transformador, sei que muitos dos jovens que estão participando, tem a capacidade de ser empreendedor e de buscar isso para a região, mas para isso capacitar é a melhor forma” destaca o presidente da ACIRS, Amando João da Silva Júnior.
Mais fotos: Clique aqui para abrir a galeria