Projeto incentiva a doação de sangue

Sala de Imprensa: Notícias 25/08/2015
Projeto incentiva a doação de sangue

Eles reservaram parte do dia para ajudar e deixaram de lado o receio da agulha para garantir sangue a quem precisa. “Foi bem mais fácil do que eu esperava. Acredito que vou repetir mais vezes. Só o fato de poder ajudar quatro vidas, durante os cinco minutos que você fica aqui, já vale a pena”, contou Lucas Manoel Fronza, que doou sangue pela primeira vez. “Nossa! Foi super tranquilo. Eu vim com uma expectativa que iria doer, mas não doeu nada. O pessoal atende muito bem”, completou Maicon Jean Basílio, que também aderiu à campanha.

O projeto Empreendedor Sangue Bom reuniu nucleados da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), assim como amigos e familiares, com o objetivo de incentivar as pessoas a doar sangue. A ação solidária foi criada em 2014 pela Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão (AJET) e faz parte da pasta Empreendedor Solidário, do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (CEJESC).

A coleta, que é feita pelo Hemocentro Regional de Lages (Hemosc), no Hospital Regional do Alto Vale, acontece todas as terças-feiras, das 10h às 11h30 e das 13h30 às 16h. O trabalho é realizado por uma equipe de nove profissionais, que atendem 25 pessoas pela manhã e 30 à tarde. No final do dia, eles voltam para Lages com 30 bolsas de sangue de 450 ml cada, que serão distribuídas para todo o estado. “O sangue será usado em cirurgias de vítimas de acidentes, cirurgias cardíacas, entre outras demandas. Qualquer tipo sanguíneo pode ser doado. Nós agradecemos muito a iniciativa dos empresários, pois isso vai incentivar outras pessoas”, afirmou a assistente social Jady Mabilia.

O candidato a doador deve comparecer com documento de identidade e retirar a senha no balcão. Depois será chamado para fazer um cadastro e responder um questionário, com perguntas sobre suas condições físicas, hábitos alimentares, uso de medicamentos, consumo de bebida alcóolica, doenças, relações sexuais, entre outras. Em seguida, irá para uma triagem clínica para verificar sinais vitais e identificar se está com anemia. Por último é feita uma entrevista para complementar as informações. Somente após estes procedimentos a pessoa saberá se poderá doar sangue. A coleta do material dura entre cinco a dez minutos e todos recebem um lanche após a doação.

Mais detalhes são encontrados no site www.hemosc.org.br.

Requisitos para ser doador de sangue:

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Confira AQUI a galeria de fotos