Proposta de extensão da Ferroeste a Santa Catarina será apresentada na ACIRS

Sala de Imprensa: Notícias 10/06/2008
Proposta de extensão da Ferroeste a Santa Catarina será apresentada na ACIRS

A proposta de interliga��o da Estrada de Ferro Paran� Oeste S/A (Ferroeste) com Santa Catarina ser� apresentada na Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), na manh� da sexta-feira, 13.

O projeto prev� a constru��o de um ramal ligando a cidade de Laranjeiras (PR) a Chapec� (SC) e de uma linha saindo de Guarapuava (PR) at� Imbituba (SC), esta aproveitando o trecho j� existente at� S�o Francisco do Sul (SC).

A inten��o da Ferroeste � interligar tamb�m o Estado de Santa Catarina ao Mato Grosso do Sul com a constru��o posterior de uma extens�o de Cascavel (PR) a Maracaju (MS), cortando o sudoeste e oeste do Paran�.

De acordo com dados da empresa, somente Santa Catarina importa 5 milh�es de toneladas de gr�os dos dois estados, o que refor�aria o interesse na proposta. Os novos ramais permitiriam a importa��o de insumos e mat�rias-primas e facilitariam as exporta�es de empresas catarinenses por meio dos portos do pr�prio estado e do Paran�.

A apresenta��o na ACIRS dever� iniciar �s 10h e 45min e � aberta ao p�blico. As confirma�es devem ser feitas pelo telefone (47) 3521 3857 ou pelo endere�o eletr�nico: [email protected]

A agenda do presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, contempla ainda um almo�o com empres�rios e autoridades e uma visita ao projeto Ferrovia das Brom�lias, da Funda��o Estrada de Ferro Vale do Itaja� (TREMTUR) e da Associa��o Brasileira de Preserva��o Ferrovi�ria (ABPF).

Corredor bi-oce�nico

A Ferroeste participa do Grupo de Trabalho sobre Integra��o Ferrovi�ria que discute as obras do corredor bi-oce�nico entre os portos do Atl�ntico e do Pac�fico. Al�m de definir o tra�ado e a bitola m�trica, est� em estudo o mecanismo de financiamento das obras. Concession�rias que operam na regi�o e representantes dos governos do Chile, Argentina, Paraguai e Brasil, participam dos debates.

Foto: http://www.ferroeste.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=9