Três emendas da Câmara de Vereadores de Rio do Sul com modificações para a proposta de alteração do Plano Diretor (Lei 163/2006) foram explicadas por José Thomé durante reunião com o Núcleo de Arquitetos da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Thomé detalhou as propostas. Uma delas de sua própria autoria, suprime o artigo 12, que trata sobre as definições das Zonas Especiais de Interesse Comum (ZEIC), já que o assunto mereceria uma discussão mais aprofundada, pois envolve propriedades particulares. A outra emenda, do vereador Jaime Sborz, é sobre o percentual de aclividade e declividade x área mínima. A terceira, do vereador Jeferson Vieira, propõe mudança de característica da região que fica embaixo do Elevado Deputado José Thomé, passando de zona de baixa densidade para alta (ZR1 para ZR3).
Os integrantes do núcleo tiraram suas dúvidas e fizeram sugestões para os três casos. O grupo discutiu ainda com o convidado outras questões, como gabarito para construção de prédios (número de andares); criação de lotes com base no desenvolvimento sustentável e organizado; expansão do perímetro urbano; taxa de ocupação da cidade; cota mínima de aterro; entre outros assuntos.
As emendas serão lidas durante a sessão de quinta-feira, 27 de novembro, e depois disso serão discutidas em audiência pública. Mas segundo o vereador, elas não deverão causar grandes impactos e a proposta de alteração da lei deverá ser aprovada até final do ano.