O mercado de produtos orgânicos no Brasil tem crescido consideravelmente. De acordo com o Ministério da Agricultura, entre os anos de 2014 e 2015 a quantidade de agricultores que optaram pela produção orgânica aumentou cerca de 51,7%. Acredita-se que até o fim de 2016 este segmento chegue a R$ 2,5 bilhões e estima-se um crescimento entre 20% e 30% neste ano.
Para saber mais sobre esse mercado, aqui na região, nesta tarde o Núcleo de Gastronomia da ACIRS realizou um bate-papo com os horticultores urbanos Gilberto Raulino e Débora Claudio. Hoje o casal cultiva, em hortas, uma grande variedade de produtos orgânicos, muitos deles vão para o prato de vários rio-sulenses, já que são vendidos para restaurante aqui do município.
Entre os benefícios no consumo de produtos orgânicos está o cuidado com a saúde, já que não contêm pesticidas e fertilizantes químicos. “É um alimento para alma e para o corpo”, afirma Débora Cláudio.
Os horticultores falaram também sobre o reaproveitamento de produtos, como cascas e folhas de frutas, legumes e verduras. Segundo eles é possível aproveitar em receitas ou em hortas e jardim como adubo para o solo.
O bate-papo abordou, ainda, assuntos como permacultura, jardinagem alimentar, cultivo de hortas em casas e apartamentos e aquaponia.