Quando você acredita o reconhecimento vem

Sala de Imprensa: Notícias 24/10/2014
Quando você acredita o reconhecimento vem
Tião Santos deu uma lição de consciência ambiental

Simples no jeito de falar e ser, e grandioso nos planos e ações para o mundo. Sebastião Carlos dos Santos (Tião Santos) é presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho (RJ) e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Projeto de Erradicação de Lixões no Brasil e na América Latina, apoiado pela Fundação Clinton.

Aos 35 anos, o homem que desde criança catou lixo para sobreviver, viu nesse ambiente a oportunidade de mudar a vida de milhares de catadores e fazer a diferença no mundo. “Eu me tornei catador pela pobreza e exclusão social. A garrafa pet, que para você é lixo, pra mim é inclusão social”, comentou Tião.

Na palestra “Limpa Brasil”, ele falou de números e da realidade do tratamento de resíduos sólidos no Brasil, trabalho que ainda está muito atrasado em comparação a outros países. Destacou também que reciclagem é coisa de gente rica, de pessoas inteligentes.

Tião ficou conhecido nacional e internacionalmente depois de ser protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, do artista plástico Vik Muniz, que foi indicado ao Oscar em 2011 como melhor documentário. “Quando fui para o Oscar sabia que a minha missão era muito maior do que ganhar a estatueta, era dar visibilidade para o assunto”, afirmou o ex-catador.

Na ocasião, foram apresentadas também ações de sustentabilidade que já são desenvolvidas no Alto Vale e região, como os projetos do Consórcio Empresarial Salto Pilão. A representante do Núcleo ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) Blumenau, instigou, com bons exemplos, a participação da região em ações de consciência ambiental.

Para convidar as pessoas a fazerem o bem da porta para fora, os cerca de 400 participantes receberam sacolas retornáveis e mudas de árvores.

O evento foi o primeiro Fórum ODM, realizado pelo Movimento Nós Podemos Rio do Sul, que é organizado pela JCI Rio do Sul, prefeitura municipal e Unimed Alto Vale, com apoio da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), RBA TV, RBS TV, Cravil, Hospital Regional Alto Vale, APAE Recanto Alegre, Meko Distribuidora, Metalúrgica Riosulense, SESC, Apremavi e UNIDAVI.