Recuperação da bacia do Itajaí pode custar mais de R$ 1 bi

Sala de Imprensa: Notícias 23/10/2009
Recuperação da bacia do Itajaí pode custar mais de R$ 1 bi

O custo total para a recupera��o da bacia hidrogr�fica do Itaja� j� supera R$ 1 bilh�o. O estudo foi apresentado na quinta-feira, 22, por t�cnicos do Comit� do Itaja� na terceira oficina tem�tica onde est�o sendo discutidas as diretrizes e os crit�rios da cobran�a pelo uso da �gua. A reuni�o foi realizada em Ituporanga com participa��o da Associa��o Empresarial de Rio do Sul Sul (ACIRS).

O investimento apurado somente para a recupera��o da mata ciliar numa faixa de dez metros em cada margem dos cursos de �gua chega a R$ 300 milh�es. J� o custo para a implanta��o do sistema de coleta e tratamento de esgotos foi avaliado em R$ 850 milh�es, equivalente a R$ 800 por habitante da bacia.

O objetivo do Comit� tem sido encontrar formas para melhorar a qualidade da �gua e aumentar a disponibilidade de �gua para o futuro, com a elabora��o de um plano de recursos h�dricos. De acordo dados j� apurados, grande parte dos rios do Vale est�o altamente polu�dos e s�o impr�prios para o abastecimento p�blico, a cria��o animal, a irriga��o e at� o uso industrial. Alguns, n�o somente por esgoto dom�stico, mas por agrot�xicos e at� metais pesados.

Os estudos est�o sendo utilizados na discuss�o dos crit�rios de cobran�a, que � apenas um dos instrumentos de gest�o adotados pela Pol�tica Nacional de Recursos H�dricos, e que pode nem ser implantado na bacia do Itaja�.

J� as oficinas t�m discutido a resolu��o de conflitos pelo uso da �gua, a origem dos recursos para os investimentos, a defini��o dos benefici�rios, os princ�pios e formas de cobran�a e a viabilidade econ�mica por segmentos e pre�os.

At� o momento cerca de 11 mil cadastros de usu�rios de �gua foram feitos na bacia; grande parte desses usu�rios, que captam menos de mil metros c�bicos/m�s estariam isentos de cobran�a. Considerados os usos com capta��o superficial ou subterr�nea superior a mil metros c�bicos/m�s, 36% correspondem � irriga��o, 16% � cria��o animal, 16% � ind�stria, 12% ao abastecimento p�blico e 12% � aq�icultura.

Na elabora��o do plano de bacia, a ACIRS tem defendido o setor industrial como membro do Comit� na categoria Usu�rios da �gua. Al�m da entidade, participaram da terceira oficina como representantes da ind�stria o Sindicato das Ind�strias Metal�rgicas de Rio do Sul (SIMMMERS) e a Industrial e Agr�cola Rio Verde.