Representantes de ACIs de SC passam por treinamento na busca pela Excelência

Sala de Imprensa: Notícias 19/02/2015
Representantes de ACIs de SC passam por treinamento na busca pela Excelência
Primeira manhã de treinamento, quinta-feira (19)

Os dois dias de treinamento fazem parte de uma ação conjunta entre a FACISC, o SEBRAE e o Movimento Catarinense para Excelência (MCE), com o objetivo de melhorar a gestão das Associações Empresariais de Santa Catarina, por meio da adoção do Modelo de Excelência da Gestão.

O MEG é disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) há 19 anos. Está alicerçado em fundamentos publicados em Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão, estruturado em critérios e requisitos que expressam a compreensão sobre essa qualidade.

Os treinamentos são realizados em todo o Estado, direcionados ao nível de cada Associação Empresarial. São três grupos: inicial, intermediário e avançado. A divisão é feita pela pontuação alcançada por cada ACI na autoavaliação realizada em agosto e setembro de 2014. O questionário é baseado na metodologia do Projeto de Excelência de Gestão da Facisc.

“As ACIs têm o papel de contribuir com a competitividade das empresas de cada região. Buscar ferramentas que ajudem na gestão, do dia a dia, é uma forma de ajudar nesse processo”, afirma a responsável pelo treinamento do MCE, Deise Cristina Wischral, de Jaraguá.

A ACIRS recebe nesta quinta e sexta-feira (19 /20) o grupo intermediário. Neste, o foco da capacitação é fazer um diagnóstico das lacunas, do que ainda precisa ser aperfeiçoado, no quesito gestão.

A secretária executiva da Associação Empresarial de Maravilha, diz que este é o segundo encontro que participa, e garante que é de extrema importância. “Vamos aplicar primeiro na entidade, pois buscamos ser referência para as nossas empresas. Conseguimos uma boa pontuação na autoavaliação porque realmente colocamos em prática essas instruções.”

Além do secretário executivo da ACIRS, Cleber Stassun, o grupo foi recepcionado também pelo representante da Facisc, Osmar Vicentin, e o vice-presidente da ACI de Rio do Sul e presidente do MCE, Amândio João da Silva Júnior, que ressaltou a importância dessa ação. “Uma empresa sem um Modelo de Gestão é como um barco sem rota, não sabe onde está e muito menos para onde ir. Portanto, toda empresa, independente de seu tamanho, precisa buscar a excelência na sua gestão para tornar-se competitiva e ganhar cada vez mais mercado”.

Confira mais fotos:

Clique aqui para abrir a galeria