De sexta-feira a domingo, Rio do Sul será palco do Startup Weekend, cujo objetivo é proporcionar aos participantes uma imersão no modelo de startup, ensinando como construir um negócio inovador ao longo de 54 horas.
No primeiro dia, os participantes terão a oportunidade de discutir ideias e formar equipes. Já no final de semana os grupos precisarão trabalhar para desenvolver um projeto principal, que deve ser apresentado aos jurados da banca final. Durante os três dias os profissionais serão apoiados por mentores, que são empreendedores experientes.
O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em quase 700 cidades em todos os continentes. São mais de 23 mil iniciativas realizadas, desde 2017 quando surgiu o evento.
Segundo o Odair da Rosa que é um dos organizadores do evento, trazer o Startup Weekend para Rio do Sul tem como propósito fortalecer a cultura inovadora da região. “O Alto Vale ainda possui poucas pessoas interessadas em assuntos como esse e trazer ou criar novas empresas será bom por muitos motivos, um deles é o giro da economia regional”, comenta.
Entre os empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas que estarão unidos para compartilhar ideias e criar startups nos dias 24,25 e 26 de agosto estão os integrantes dos Núcleos de Informática e Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).
Segundo o coordenador do Núcleo de Inovação, Gabriel de Borba Neto, o evento é democrático e qualquer pessoa pode participar, compartilhar ideias e receber feedbacks. “O SW é um evento que tem seu sua essência promover a criação de novos negócios, produtos e serviços através de uma metodologia imersiva com aprendizado, quebras de paradigmas e networking. E esses também são alguns dos objetivos dos integrantes do Núcleo de Inovação”.
O evento já foi realizado em mais de 150 países, e em Rio do Sul, recebe o patrocínio dos Núcleos de Informática e de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).