Rio do Sul recebe workshop para coordenadores de núcleos do Alto Vale do Itajaí

Sala de Imprensa: Notícias 14/10/2021
Rio do Sul recebe workshop para coordenadores de núcleos do Alto Vale do Itajaí
Foto: ACIRS

Nessa quarta-feira, dia 13, aconteceu o workshop do Programa Empreender para a capacitação de coordenadores de núcleos empresariais, desenvolvido pela FACISC em parceria com o Sebrae. O evento contou com a presença de mais de 40 pessoas, representando as associações empresariais de Rio do Sul, Agrolândia, Trombudo Central, Taió, Ituporanga e Presidente Getúlio.

O workshop, que aconteceu durante todo o dia e contou com a presença do presicente da ACIRS, Jean Sandro Pedroso, foi iniciado com a exposição de Márcia Schmitt, consultora regional do Programa Empreender, acerca dos indicadores atuais dos núcleos no Alto Vale do Itajaí. Foram apresentados também, por Luciano Silva, coordenador regional do Programa Empreender, os resultados do Programa de Aceleração dos Núcleos (PAN), que alcançou o valor de R$ 2.000.000,00 investidos em 74 projetos, com 102 ações, envolvendo 906 empresas.

Gilson Zimmermann, coordenador do evento da FACISC, falou sobre liderança e como essa característica é importante no processo de coordenação de um núcleo. Na sequência, o consultor do Sebrae, Nilmar Paul, desenvolveu uma dinâmica com os participantes para um levantamento dos principais problemas dos núcleos e suas possíveis soluções. Dois dos objetivos dessa dinâmica eram estimular uma abordagem ampla da atuação dos núcleos e promover a troca de experiências entre coordenadores de diferentes núcleos das diversas cidades.

Na parte da tarde, Ionita Lunelli, gerente da Regional Vale do Sebrae, e Fernanda Becker, analista técnica da agência do Sebrae de Rio do Sul, detalharam os serviços disponibilizados pelo Sebrae aos micro e pequenos empreendedores e como tais serviços podem se conectar com os núcleos para auxiliar no desenvolvimento das empresas nucleadas.

Para finalizar o evento já pensando em 2022, Nilmar Paul desenvolveu várias atividades relacionadas ao planejamento dos núcleos. A discussão foi pautada em temas como definição clara de propósito, estabelecimento de objetivos e metas, organização e distribuição de tarefas, entre outros.

Esse foi o terceiro de oito workshops que vão acontecer em todas as regiões do estado.