Logomarca

SAC analisa estudos para investimentos em 13 aeroportos catarinenses

Sala de Imprensa: Notícias 28/01/2015
SAC analisa estudos para investimentos em 13 aeroportos catarinenses
Imagem WEB - ilustração

Com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, o Governo Federal deve investir R$ 7,3 bilhões para que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 quilômetros de distância de um aeroporto apto a receber voos regulares. Do total, R$ 1 bilhão está previsto para os 43 aeroportos da região Sul.

De acordo com informação repassada à Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), a lista de prioridades dos aeroportos de Santa Catarina está sendo discutida pela SAC em reuniões com representantes da Casa Civil, do Ministério do Planejamento e da Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Entre os aspectos que serão determinantes para a priorização dos investimentos estão a existência de voos regulares e com declarado interesse das companhias aéreas; a necessidade de garantir acessibilidade por meio do transporte aéreo; o nível de saturação do aeroporto e a necessidade de adequação da infraestrutura existente.

Os projetos em análise devem promover a melhoria, o reaparelhamento e a expansão da infraestrutura aeroportuária – incluindo pistas, pátios e terminais de passageiros. A última etapa dos estudos contempla a elaboração dos anteprojetos, o que permitirá a licitação das obras por meio do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC).

Embora os estudos contemplem 270 aeroportos, o investimento em cada município só será confirmado após a realização dos estudos.

AEROPORTO DE LONTRAS
Ainda em 2014 a ACIRS solicitou informações sobre a possibilidade de inclusão do Aeroporto Helmuth Baumgarten, localizado em Lontras, no PIL. Em nota, a Secretaria de Aviação Civil informou que “o município de Lontras, no Estado de Santa Catarina, não foi contemplado na primeira etapa dos investimentos do Programa do Governo Federal, o que não o exclui da possibilidade de ser contemplado em investimentos futuros, conforme for possível a evolução do programa”.
Para a SAC, a demanda de passageiros do Alto Vale do Itajaí será atendida pelos aeroportos de Correia Pinto e de Navegantes, que se encontram a 135 quilômetros de distância.

NO TRIBUNAL DE CONTAS
Ainda em dezembro a execução do Plano de Aviação Regional foi aprovada, com ressalvas, pelo Tribunal de Contas da União. Em seu voto, o ministro-substituto Marcos Bemquerer determinou que a SAC apresente justificativa técnica para a escolha dos 270 municípios contemplados e também os critérios para a priorização dos investimentos.

ACOMPANHE O STATUS DOS AEROPORTOS CATARINENSES NO PIL (EM JANEIRO DE 2015):
CAÇADOR – Estudos Preliminares em análise pela SAC
CHAPECÓ – Estudos Preliminares em elaboração pelo consórcio projetista
CONCÓRDIA – Estudos de Viabilidade Técnica em análise pela SAC
CORREIA PINTO – Estudos Preliminares em análise pela SAC
FORQUILINHA – Estudos de Viabilidade Técnica em análise pela SAC
JAGUARUNA – Estudos Preliminares em análise pela SAC
JOAÇABA – Estudos Preliminares em elaboração pelo consórcio projetista
JOINVILLE – Estudos de Viabilidade Técnica em análise pela SAC
LAGES – Estudos Preliminares em análise pela SAC
NAVEGANTES – Estudos de Viabilidade Técnica em elaboração pelo consórcio projetista
SÃO JOAQUIM – Estudos Preliminares em análise pela SAC
SÃO MIGUEL DO OESTE – Estudos Preliminares em elaboração pelo consórcio projetista
TRÊS BARRAS – Estudos de Viabilidade Técnica em análise pela SAC

Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.