Salto Pilão impressiona os empresários

Sala de Imprensa: Notícias 05/12/2007
Salto Pilão impressiona os empresários

O labirinto de t�neis e a caverna que ir� formar a casa de for�a da Hidrel�trica de Salto Pil�o impressionaram o grupo de dirigentes da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), que participou de uma visita t�cnica aos canteiros de obras da usina na tarde da ter�a-feira, 4.

Salto Pil�o ser� uma das maiores usinas subterr�neas do Brasil e o maior aproveitamento el�trico do Rio Itaja�-A�u, com pot�ncia instalada de 182,3 megawatts.

A �gua ser� captada pr�xima a divida dos munic�pios de Lontras e Ibirama, conduzida por cerca de sete quil�metros de t�neis at� a casa de for�a � onde ser� gerada a energia � para retornar ao rio atrav�s do t�nel de fuga, localizado em Api�na.

Esculpida no granito, a caverna que ir� abrigar as turbinas, os geradores e os equipamentos de servi�o chamou a aten��o dos empres�rios pela sua grandiosidade: 57 m de comprimento, 17 m de largura e quase 40 m de altura. �Quem est� do lado de fora n�o imagina o que acontece l� dentro. � um outro mundo�, garante o conselheiro da ACIRS, C�ndido Ernesto Prada.

Os empres�rios visitaram ainda a barragem que ir� desviar parte da �gua do rio para movimentar as turbinas. Ser�o tr�s metros de altura e 209 metros de comprimento. A primeira etapa da obra est� em fase de conclus�o.

Com o andamento acelerado das obras, o in�cio de opera��o da usina � previsto para meados de 2010 � poder� ser antecipado. �Nesse ritmo poderemos concluir a obra at� quatro meses antes do prazo estipulado, de 42 meses�, garantiu o assessor de comunica��o do Cons�rcio Empresarial Salto Pil�o, Rubens Habitzreuter.

�Voltei convencido de que os impactos causados pela constru��o est�o sendo menores do que se imaginava�, pondera o conselheiro e ex-presidente da ACIRS, Jovino Nardelli. Para ele, ficou vis�vel que as modernas t�cnicas de engenharia e a seguran�a s�o diferenciais do empreendimento.

O presidente da ACIRS, Lino Rohden, aproveitou a oportunidade para destacar a import�ncia da obra para os empres�rios. �Salto Pil�o � fundamental ao passo que ir� ajudar a assegurar o fornecimento de energia e fortalecer o sistema de gera��o em Santa Catarina�.

O investimento total previsto no empreendimento � de cerca de R$ 500 milh�es. Parte do recurso � financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econ�mico e Social (BNDES). Votorantim Cimentos, Votorantim Metais, Camargo Corr�a Energia e DME Energ�tica s�o acionistas do Cons�rcio.

USINA HIDREL�TRICA DE SALTO PIL�O � DADOS T�CNICOS

GERAIS

Localizada no Rio Itaja� �A�u, entre os munic�pios de Api�na, Ibirama e Lontras.

Pot�ncia instalada: 182,3 mW

Energia assegurada: 106,7 mW m�dios

�rea inundada: 0,15 km2

Cota m�xima normal do reservat�rio: 319 m

BARRAGEM COM VERTEDOURO

Tipo: de soleira vertente livre

Material: concreto

Comprimento: 209 m

Capacidade: 5.200 m3/s

Altura: 3 m

SISTEMA ADUTOR

Tomada de �gua: canal adutor com muros de conten��o, grades e comporta ensecadeira.

N�mero de v�os: 4

Comprimento aproximado: 7 km

N�mero de circuitos: 2

Tens�o: 138 kV