Sábado é dia de Feirão do Imposto em Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 20/11/2007
Sábado é dia de Feirão do Imposto em Rio do Sul

O dia 24 de novembro ir� marcar o Brasil. � o dia do maior movimento de conscientiza��o sobre os reflexos da carga tribut�ria na vida do cidad�o brasileiro; o Feir�o do Imposto. Em Rio do Sul a a��o ser� realizada pelo N�cleo de Jovens Empreendedores e pela Associa��o Empresarial (ACIRS), das 10h �s 12h, no Shopping Lan�a Marcon.

O Feir�o do Imposto � uma mobiliza��o da sociedade civil organizada que escancara nas ruas uma realidade desconhecida de muitos: existem tributos (impostos, taxas e contribui�es) em todos os produtos e servi�os consumidos pelo brasileiro.

Saciar a fome e a sede do governo � uma tarefa �rdua para o cidad�o. Ao convidar os amigos para um churrasco, o contribuinte destina por�es vultosas para engordar os cofres das esferas governamentais: 56% do valor da cerveja, 47% do refrigerante, 18% da carne bovina e quase 30% do valor do sal usado no tempero equivalem aos tributos.

Al�m de apresentar situa�es como esta, o Feir�o � uma importante ferramenta de conscientiza��o da sociedade. Ele mostra que o percentual arrecadado pelo governo n�o � o mesmo devolvido ao contribuinte atrav�s de benef�cios, como bons servi�os p�blicos.

Estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tribut�rio (IBPT) revela que a classe m�dia trabalhou at� o dia 5 de junho somente para pagar tributos. De 6 de junho a 29 de setembro, ela trabalhou para adquirir servi�os privados de educa��o, sa�de, previd�ncia, seguran�a e ped�gio.

�Com a eleva��o dos gastos para os servi�os privados em substitui��o aos servi�os p�blicos, o cidad�o de classe m�dia neste ano s� come�ou a trabalhar para comer, vestir, morar, adquirir bens, gozar f�rias e fazer alguma poupan�a no dia 30 de setembro�, destaca o IBPT. S�o dados pouco conhecidos, mas que prometem provocar muitas reflex�es.

O Feir�o do Imposto foi idealizado em 2003 pelo N�cleo de Jovens Empreendedores da Associa��o Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) e ganhou proje��o nacional ap�s ser abra�ado pela Confedera��o Nacional de Jovens Empres�rios (Conaje). Neste ano o feir�o � apoiado pelo Instituto Catarinense de Estudos Tribut�rios (ICET).