SCGÁS apresenta o projeto Serra Catarinense aos empresários do Alto Vale

Sala de Imprensa: Notícias 26/05/2015
SCGÁS apresenta o projeto Serra Catarinense aos empresários do Alto Vale
Presidente da Companhia de Gás de Santa Catarina, Cósme Polêse

A expansão da rede de distribuição de gás natural e o fornecimento do combustível para clientes na região do Alto Vale do Itajaí foi pauta de um encontro realizado nesta terça-feira, 26, na ACIRS. Na reunião o presidente da Companhia de Gás de Santa Catarina, Cósme Polêse, ratificou o objetivo da SCGÁS de concluir o gasoduto até Rio do Sul ainda no primeiro semestre de 2016.

Até o próximo mês a empreiteira deve entregar o trecho entre Lontras e Rio do Sul. A etapa entre Ibirama e Lontras, possui previsão de término em abril de 2016. “Este projeto tem sido um dos maiores desafios de toda a história da SCGÁS, principalmente pela sua complexidade técnica”, avaliou o presidente, que também falou sobre o planejamento para a próxima etapa que contempla o avanço da rede até Trombudo Central.

Aos empresários, Polêse garantiu que haverá disponibilidade de gás para as empresas da região. “Cada ligação à rede de gás é feita depois de levantamentos e estudos de viabilidade”. A SCGÁS também estuda alternativas de suprimento, como a construção de um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito junto ao Porto de Imbituba, com capacidade para movimentação de 14 milhões de metros cúbicos/dia.

Para o analista Comercial Jorge Wetzel a disseminação das informações feitas pela ACIRS é fundamental. “Vocês estão fazendo isso na hora certa”, garantiu. Isso porque a partir da manifestação do interesse de cada empresa até sua ligação à rede, o tempo pode ser superior a seis meses.

Durante o encontro foram esclarecidas dúvidas relacionadas à competitividade do combustível, as suas aplicações e também às tarifas. Polêse também respondeu a questionamentos sobre a construção do gasoduto na faixa de domínio da BR-470/SC, fato que pode exigir o reposicionamento futuro da nova rede. “Buscamos a alternativa tecnicamente mais viável e mais barata para a realização do investimento, mas não conhecemos todos os planos do governo quanto a duplicação destas rodovias”, justificou.

Atualmente a Companhia distribui cerca de 1,8 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia, de um contrato de disponibilidade de até 2 milhões, para mais de 7 mil clientes no estado. Mais de 50% do gás é consumido em Santa Catarina pelo setor cerâmico, acompanhado pelo gás veicular (16%) e pelas indústrias metal-mecânicas (14%) e têxtil (7%).

Para o presidente da ACIRS, Alex Ohf, a aproximação das empresas com a SCGÁS é fundamental. “Estamos de portas abertas para novos encontros como este, a fim de esclarecer dúvidas e apresentar alternativas ao empresário do Alto Vale”.

Além do presidente e do analista comercial da SCGÁS, estiveram presentes na reunião o engenheiro de Tecnologia de Gás, Ivan Rocha; o coordenador de Relações Institucionais, Samuel Bortoluzzi; o coordenador de Vendas, Evaldo Meneghel; e o analista de Marketing da companhia, Jaime Hilário Schramm.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria