Segurança do trabalhador é abordada durante palestra

Sala de Imprensa: Notícias 11/06/2015
Segurança do trabalhador é abordada durante palestra
Palestra foi realizada no SESI

Proteger e garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores é o objetivo da Norma Regulamentadora NR-12. E foi este o assunto da palestra ministrada por José Carlos Branco, da AW Prevenção, para os membros do Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul. As explicações foram apresentadas na tarde de quinta-feira, 11 de junho, nas dependências do Serviço Social da Indústria (SESI).

Antes de entrar no assunto, Branco relembrou um pouco sobre a história de criação da NR-12, que passou por revisões devido ao avanço tecnológico das máquinas. Em dezembro de 2010, com o texto já atualizado, a norma entrou em vigor para reduzir os acidentes com trabalhadores e usuários de equipamentos industriais.

Em seguida, ele citou vários aspectos jurídicos sobre segurança existentes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Constituição Federal, Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outras. O palestrante também explicou quais as mudanças aplicadas à NR-12, como está estruturado o conteúdo, as responsabilidades do empregador e dos responsáveis técnicos, assim como as consequências pela não observância da norma. Dicas técnicas para garantir a segurança no uso de máquinas também fizeram parte da explanação.

“Esta foi uma importante oportunidade para os participantes se informarem sobre a norma e os passos que devem ser seguidos para que as empresas possam se adequar corretamente”, comentou Rodrigo Cunha, coordenador do NST.

Clique aqui para ver a galeria de fotos