Logomarca

Segurança do Trabalho recebe orientações sobre Brigada de Incêndio

Sala de Imprensa: Notícias 09/07/2014
Segurança do Trabalho recebe orientações sobre Brigada de Incêndio
Albuquerque apresentou as principais exigências para a Brigada
A segurança no trabalho e no lar também se faz pela prevenção de incêndios. Buscando compreender melhor as regras sobre a implantação, uso e manutenção da Brigada de Incêndio em Imóveis, o Núcleo de Segurança do Trabalho (NST) da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) recebeu em sua reunião o instrutor, Ailton José Albuquerque.

 

O encontro, realizado na quarta-feira, 09 de julho, reuniu mais de 20 membros para receber as explicações do especialista. Com vasta experiência em consultorias de sistemas preventivos, Albuquerque sanou dúvidas e apresentou a nova legislação pertinente.

 

A formação de uma Brigada de Incêndio em um prédio, seja ele comercial ou residencial, é hoje uma obrigatoriedade legal (NR-23 – Proteção contra incêndios). “É importante que todos estejam atentos às exigências legais, visto que houve alterações em várias normas técnicas após o acidente em Santa Maria, no Rio Grande do Sul”, destacou.

 

Apresentando onde consultar as normas, como proceder e principalmente como fiscalizar o efetivo funcionamento da brigada, Albuquerque lembrou a responsabilidade dos técnicos em segurança para verificar todos os itens preventivos de incêndios nas empresas. “A  responsabilidade em fiscalizar é de todos. A prevenção é o melhor caminho para evitar grandes tragédias”.

 

As brigadas são formadas por voluntários, que recebem treinamento para o combate a incêndios. Elas servem como uma primeira resposta aos acidentes. As equipes são treinadas principalmente para organizar a evacuação do edifício, utilizar alguns sistemas de segurança e prestar primeiros socorros.

 

De acordo com o coordenador do NST, Edélcio Hildebrandt, a norma que define como devem ser as brigadas de incêndio depende da ocupação e do tamanho da edificação. “É importante instruir as pessoas com relação aos sistemas de segurança que estão instalados e que podem ser utilizados em caso de incêndio, como as mangueiras e extintores. Nosso objetivo com a capacitação foi instruir os técnicos em como melhor proceder para a formação do grupo em suas empresas”, concluiu Hildebrandt.
Compartilhe
Atualize seu boleto aqui
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.