Sem verbas, DNIT não tem prazo para construção de novos trevos na 470

Sala de Imprensa: Notícias 25/11/2011
Sem verbas, DNIT não tem prazo para construção de novos trevos na 470

Desde abril de 2010, quando divulgou a empresa vencedora da licita��o, o Governo Federal ainda n�o disponibilizou recursos para a constru��o do novo trevo de Lontras, na BR-470. Em reuni�o com dirigentes da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), na quinta-feira, 24,  em Florian�polis, o superintendente do DNIT, Jo�o Jos� dos Santos, preferiu n�o dar prazo para o in�cio das obras.

Al�m do acesso principal a Lontras, que continua sem solu��o, o superintendente informou que n�o h� projeto nem or�amento para a elimina��o de outro segmento cr�tico da 470; o trevo de acesso a Trombudo Central.

Ao receber da ACIRS c�pia de um jornal com o manifesto de populares no trevo de Trombudo, Santos disse que a press�o pol�tica e empresarial tamb�m precisa acontecer no minist�rio do Planejamento, que � o respons�vel pelo or�amento.

O presidente da ACIRS, Ciro Jos� Cerutti, reafirmou o compromisso de buscar alternativas para agilizar a elabora��o dos projetos para adequa��o de capacidade e seguran�a nas travessias urbanas, sobretudo, a de Rio do Sul. �Precisamos que a bancada catarinense emplaque uma emenda coletiva para garantir verbas para todos os projetos priorit�rios do trecho que n�o ser� duplicado�.

Cerutti aproveitou a reuni�o para manifestar a preocupa��o da ACIRS com a localiza��o dos controladores de velocidade que est�o em instala��o da BR. �Esses equipamentos trar�o seguran�a a pontos cr�ticos como a nossa travessia urbana e o trevo de Trombudo Central, mas deve haver bom-senso para que n�o se eliminem os poucos pontos seguros de ultrapassagem na rodovia�.

Santos afirmou que os controladores de velocidade ser�o instalados em locais onde h� elevados �ndices de acidentes e em pontos onde � proibida a ultrapassagem.

Ao final do encontro, o superintendente afirmou que o DNIT prorrogou para o final do primeiro semestre de 2012 o prazo para a entrega do projeto executivo de duplica��o da rodovia, entre Navegantes e Rodeio. O novo atraso teria sido provocado pela substitui��o do ministro dos Transportes e dos principais diretores do DNIT em Bras�lia.