Seminário aborda a inovação como fator de desenvolvimento

Sala de Imprensa: Notícias 20/11/2015
Seminário aborda a inovação como fator de desenvolvimento

Na manhã de sexta-feira, 20 de novembro, os membros do Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI) receberam Moysés Simantob, professor de Gestão da Inovação da Fundação Getúlio Vargas e Unicamp, para o seminário “Inovação como fator de desenvolvimento”, realizado na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

O termo inovação rodeia o mundo dos negócios há muito tempo e está ligado à agilidade das novas tecnologias. Mas inovar não é só fazer algo mais rápido ou melhor, é fazer diferente. O convidado expôs que as empresas ainda seguem o mesmo modelo organizacional do século passado e que um dos grandes desafios é mudar os ambientes arcaicos.

Outro fator importante destacado é a relação entre cargos de poder e colaboradores. “Um ambiente condicionado é a ausência de criatividade”, ressaltou Simantob. As organizações que saem na frente com a inovação, tanto organizacional quanto de produtos, atuam em rede. Elas compartilham ideias, métodos e conhecimentos, criando autonomia para que cada parte gestora se desenvolva.

A inovação está ligada à superação de desafios, à capacidade de lidar com o imprevisto e, por vezes, saber improvisar. Quem inova cria possibilidades, soluções para os problemas apresentados e, principalmente, está preparado para lidar com diferentes situações. Ele entende que o processo de inovação está sujeito a erros, pois está sendo criado e para isso é preciso descobrir, testar, transformando as empresas em ambientes de aprendizagem.

Quando questionado sobre o que existe em um ambiente criativo e inovador, Simantob destacou que as coisas complexas são construídas em conjunto. “Um ambiente inovador é eclético, com pessoas de distintas formações e graus de conhecimento. Um indivíduo não é capaz de enxergar sozinho todas as possibilidades, ele aprende com as visões diferentes dos outros”, concluiu o professor.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria