O empresário Alidor Lueders foi o convidado especial do sexto módulo do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), realizado nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22 de maio, na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Ele é vice-presidente do Conselho de Administração do Frigorífico Riosulense; presidente do Conselho Consultivo da M. Abuhab Participações S.A. / NeoGrid Software S.A. e do Grupo Priority; membro do Conselho de Administração da Tuper S.A. e da Dancor S.A.; membro do Conselho Consultivo da Lunender Têxtil Ltda, da Zanotti S.A. e da Altenburg Ind. Têxtil Ltda; membro do Conselho Fiscal da WEG; e sócio da DPL Assessoria Empresarial Ltda.
Lueders trabalhou durante 39 anos na Weg, mas antes teve experiências na área de contabilidade e varejo. “Quando entrei na Weg, em 1971, assumi as áreas de auditoria interna e assessoria jurídica, bem na época em que a empresa estava tendo a abertura de capital e iniciando nas exportações e importações”, contou. Ele fez um breve relato sobre sua trajetória profissional e sobre a implantação de padrões para as rotinas de trabalho. Também ressaltou a importância de se ter demonstrativos financeiros confiáveis. “Cerca de 90% das empresas que entram em falência é por falta de planejamento financeiro e não por falta de produção ou de vendas”, completou.
Após sua apresentação, quem assumiu a aula foi Luiz W. Jung, que é contador, auditor e consultor; mestre em Administração; com especialização em Gestão Empresarial; graduado em Ciências Contábeis. Ele explicou sobre composição e interpretação do balanço financeiro, fez análise de casos e simulações.
O PGVE é promovido pela ACIRS em parceria com a Fundação Empreender e Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC). Mais detalhes com Ana Paula, pelo telefone (47) 3531-0500 ou pelo email
[email protected].