Solenidade marcará a chegada do gás natural a Rio do Sul

Sala de Imprensa: Notícias 10/05/2016
Solenidade marcará a chegada do gás natural a Rio do Sul
Imagem divulgação

Entre os atos previstos na cerimônia está a assinatura dos contratos para fornecimento de gás natural a quatro clientes da cidade, sendo três indústrias e um posto com GNV. No evento, será aberta a válvula que iniciará o fornecimento de gás natural para a cidade.

A solenidade representa o encerramento da terceira fase do Projeto Serra Catarinense, no trecho entre Ibirama e Rio do Sul, que ampliou em 38 km a rede de distribuição de gás natural. “Após alguns transtornos por mudanças no trânsito local, agora a sociedade começará a sentir os benefícios da chegada do gás natural. As indústrias se tornarão mais competitivas e isso irá refletir no desenvolvimento econômico da região, o que pode trazer mais empregos e oportunidades para os moradores de Rio do Sul”, destaca Polêse.

Para a Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) é uma grande conquista ver mais uma de suas bandeiras de representatividade sendo entregue. As discussões sobre a construção de um gasoduto que atendesse ao Alto Vale iniciaram no dia 1º de agosto de 1991, na ACIRS, com a presença do primeiro presidente do Conselho de Administração da Infragás, Adolar Pieske.

No dia 19 de agosto de 2010, empresários integrantes da ACIRS e lideranças municipais participaram de uma reunião com o então governador Leonel Pavan, e o presidente da SCGÁS, Ivan Ranzolin, para solicitar que a rede de gás natural fosse instalada no Alto Vale. O governador encaminhou ofício para a SCGÁS solicitando que os técnicos analisem o pedido. “Hoje aquele projeto, de anos atrás, é uma realidade. Para a ACIRS é uma grande satisfação ter como resultado, do trabalho de representatividade, a geração de competividade e de novas oportunidade e alternativas para a classe empresarial de Rio do Sul e região”, afirma o presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul, Alex Ohf.

O Serra Catarinense é o maior projeto de ampliação de rede de distribuição de gás em andamento no Brasil, com investimentos totais estimados em R$ 260 milhões. O projeto levará a rede de Indaial até Lages, percorrendo 16 municípios do Alto Vale e Serra Catarinense. Com a conclusão da terceira fase foram construídos 81 km de rede de distribuição dos 230 km previstos no projeto.

A solenidade que marcará a chegada do gás natural a Rio do Sul, será realizada no dia 14 de maio, a partir das 11h, na sede da Pamplona Alimentos com a presença do Governador do Estado, Raimundo Colombo, do presidente da SCGÁS, Cósme Polêse, e de outras autoridades.