Técnicos conhecem opções para segurança

Sala de Imprensa: Notícias 13/05/2015
Técnicos conhecem opções para segurança
Palestra sobre Uniformes Risco II e Industriais

“Ao tomar cuidado para escolher o tipo de uniforme, observando os materiais usados na confecção e fazendo testes, você poderá estar salvando uma vida”, alertou Adriano Sodré, da Braço Forte Uniformes Profissionais, durante a palestra sobre Uniformes Risco II e Industriais, realizada pelo NST, na quarta-feira, 13 de maio, na sede da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS).

O encontro começou com a apresentação de Paulo Henrique Nascimento, da empresa Santenense, que falou sobre as tecnologias dos tecidos, como elas evoluíram com o passar dos anos, inclusive com o uso da nanotecnologia e, de que forma ajudam a proteger contra incêndios, arco elétrico, fogo repentino ou metal líquido. Ele deu dicas de como analisar os materiais para saber se são adequados ao risco que o profissional estará exposto. Também ressaltou a importância do conforto e da durabilidade. Nascimento mostrou vídeos explicando tipos de perigos e qual a proteção certa para cada um deles. As vestimentas dos bombeiros, por exemplo, são formadas por quatro camadas de diferentes tecidos.

Depois foi a vez de Adriano Sodré e José Gerado Vicente, ambos da empresa Braço Forte Uniformes Profissionais. Sodré falou da escolha dos uniformes para segurança, setor de administração ou industrial. Ele recomendou verificar a confecção das peças, se o fornecedor é homologado, se o tecido e os aviamentos são corretos para a segurança em cada função. Em seguida entregou alguns modelos para os nucleados observarem as características das peças. Explicou ainda a diferença na produção de uniformes profissionais e de proteção individual, com materiais próprios para cada objetivo. Também deu dicas para manutenção e conservação das roupas e lembrou a importância dos uniformes como a padronização, fixação da marca, identificação de setores e funções, proteção contra acidentes e economia de roupas pessoais.

“Achei interessantes o conhecimento técnico e a experiência dos palestrantes. Eles falaram de exemplos utilizados em outras empresas, das parcerias para desenvolver o uniforme ideal para determinada função e explicaram algumas questões de legislação”, comentou Igor Bier Picolli, coordenador adjunto do núcleo.

O uso de uniformes de proteção está previsto na Norma Regulamentadora NR-10, que “estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade”.

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria