Treinamento fortalece o associativismo empresarial

Sala de Imprensa: Notícias 06/02/2015
Treinamento fortalece o associativismo empresarial
Capacitação coordenadores de Núcleos Empresarias da ACIRS

O novo presidente da ACIRS, Alex Detlev Ohf, e a atual diretora de Núcleos, Karine Sabino, receberam os coordenadores dos Núcleos Setoriais, que foram eleitos para o biênio 2015/2016. O encontro aconteceu na noite de quinta-feira, 05 de fevereiro, na sede da associação, com o intuito de aproximar os empresários ao dia a dia da entidade, assim como capacitá-los para desempenharem com excelência as funções assumidas nos núcleos.

O treinamento contou com a apresentação do secretário executivo da ACIRS, Cleber Andrei Seemann Stassun, sobre a instituição, os núcleos existentes e seu funcionamento, os projetos de ampliação e as regras. Ele também ressaltou as vantagens oferecidas aos nucleados, assim como seus direitos e deveres. “Quem entra para um núcleo da ACIRS consegue viabilizar capacitações, consultorias, missões técnicas, com custos reduzidos. Consegue mais força junto a instituições e governos, ganhos em qualidade e competitividade, acesso a novos mercados, entre outras vantagens”, contou o secretário.

Além disso, os núcleos estimulam o associativismo, a ampliação da rede de relacionamento e a geração de negócios. A meta da associação é ter 25 núcleos empresarias até 2020, com 300 empresas participantes. “Cada núcleo representa a ACIRS, por isso estamos crescendo cada vez mais e nos tornando mais fortes”, concluiu Stassun.

Em seguida, foi a vez de Osmar Vincentin, coordenador estadual do Programa Empreender, da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Ele trouxe o tema “Associativismo e Sociedade – Duas trajetórias e a mesma origem”. Explicou o que é o associativismo, para que serve e quais os benefícios que oferece aos participantes.

Segundo Vincentin, o que faz o associativismo dar certo é a liderança e o diálogo para chegar a um consenso geral diante de diferentes opiniões. Ele é construído com base na confiança, participação e resultados. O coordenador contou ainda que os núcleos setoriais surgiram nos anos 90, em parceria com a Alemanha, e que o Programa Empreender, da FACISC, dá suporte aos grupos.

Para Jean Carlo Damásio, secretário do Núcleo de Informática (NIAVI) da ACIRS e diretor de Marketing da Associação Empresarial de Trombudo Central (ACITC), a capacitação foi muito importante. “Já participei de outros treinamentos desse tipo e dessa vez trouxe alguns membros da diretoria da ACITC para conhecerem mais sobre o associativismo. Contratamos uma consultoria do SEBRAE para criar núcleos setoriais em nosso município. De início teremos um da Mulher e um dos Jovens”, revelou Damásio.

Confira as fotos:
Clique aqui para abrir a galeria