Um lugar para pensar em inovação

Sala de Imprensa: Notícias 01/04/2015
Um lugar para pensar em inovação
Reunião, 31 de março de 2015

Discutir a inovação nas empresas, formar pessoas inovadoras, gerar negócios, resolver problemas com criatividade. Estes são apenas alguns dos objetivos do novo núcleo temático da Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS). Na noite de terça-feira, 31 de março, cerca de 30 pessoas, de diferentes setores econômicos, assim como entidades, aceitaram o convite da diretora de núcleos, Karine Sabino, para fazerem parte do projeto pioneiro no Alto Vale.

O diretor de capacitação da associação empresarial, Jean Sandro Pedroso, disse que a ideia surgiu após uma viagem dos integrantes do Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI) ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, em 2014. “Precisamos tirar o nosso atraso tecnológico. Inovar é muito importante, mas pede coragem para mudar a cultura. Pessoas inovadoras fazem isso em qualquer lugar, e inovação não é só tecnologia. Aqui elas poderão interagir com outros que também conseguem pensar fora da caixa”, enfatizou Pedroso.

Outro fator que estimulou a criação do núcleo foi o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE. “Aplicamos o ALI na Efetiva Informática e lá vimos que seria interessante levar isso para outras empresas. Então um núcleo temático na ACIRS seria o ideal para a troca de experiências, que poderão gerar ações inovadoras. Pensando a longo prazo, será possível, inclusive, promover mudanças em todo município”, frisou Odair da Rosa, do Programa ALI.

Os novos nucleados ouviram ainda, da consultora da ACIRS, Danieli Staroscky, os detalhes sobre o Programa Empreender, que ajuda a formar e manter os diferentes tipos de núcleos nas associações empresariais.

E já que o tema do grupo é a inovação, a própria reunião foi diferente dos encontros habituais na ACIRS. Com a utilização de vídeo conferência, os participantes conversaram com Leonardo Aguiar, coordenador do Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB). Entusiasta do assunto, Aguiar, que é cirurgião plástico, explicou o que é inovar na área dele. “O sistema de saúde está todo centrado na doença. Se você não estiver doente, não entra no atendimento. Os médicos precisam descobrir como ganhar dinheiro promovendo a saúde e não tratando as doenças”, revelou ele. A criação do núcleo na ACIB, em 2014, veio com o movimento de implantação dos Centros de Inovação no estado e atualmente as discussões envolvem poder público, classe empresarial e comunidade. Aguiar citou os desafios enfrentados no início, as atividades que vem sendo realizadas e os projetos futuros.

A reunião terminou com os membros do novo núcleo apresentando suas expectativas. A próxima reunião ficou agendada para dia 09 de abril, às 7h30, na ACIRS. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (47) 3531-0500, com Danieli, ou pelo email [email protected].

Confira mais fotos:
Clique aqui para abrir a galeria