Em 2006, cinco empresários do setor de Tecnologia da Informação se reuniram pela primeira vez na Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS) para criar o Núcleo de Informática do Alto Vale do Itajaí (NIAVI). Dúvidas e inseguranças eram as barreiras iniciais, que foram sendo derrubadas aos poucos. Dez anos depois, o núcleo conta com quase 30 participantes. E o receio de conviver com os concorrentes? Deu lugar às parcerias e projetos coletivos.
E foi num clima de respeito e amizade que o NIAVI comemorou uma década de fundação, durante um jantar na noite de sábado, 03 de setembro, na Osteria La Campagnaga, em Rio do Sul. O presidente da ACIRS, Alex Detlev Ohf, elogiou as ações do grupo, parabenizando todos os participantes e entregou um troféu para os que já assumiram a função de coordenador do núcleo: Sandro Alencar Fernandes, Jean Sandro Pedroso, Remo Carlo Bortoluzzi, Tarcísio Bonessi Júnior e Adolir Nunes da Silva.
Os depoimentos dos empresários trouxeram lembranças sobre como tudo iniciou, os projetos realizados e como as empresas e os nucleados evoluíram desde então. “Foram muitas as discussões levantadas pelo NIAVI para a melhoria do associativismo. Fica fácil coordenar um núcleo quando há uma equipe unida”, mencionou o atual coordenador, Adolir Nunes da Silva.
A missão do NIAVI é “buscar através do associativismo o desenvolvimento do segmento de TI, ampliando seu uso consciente, realizando negócios com ética credibilidade e gerando resultados para o mercado e a sociedade”.