Uso adequado da tecnologia no ambiente corporativo

Sala de Imprensa: Notícias 28/07/2016
Uso adequado da tecnologia no ambiente corporativo
Foto: ACIRS

O evento teve como propósito discutir quais são os riscos corporativos causados pela ausência de controles e políticas sobre o uso de recursos de tecnologia, como whatsapp, redes sociais e sistemas de informação corporativos.

“Em termos de política de segurança cada vez podemos bloquear menos. É preciso liberar e monitorar. Se você não tem a cultura de mudança, não tem política de segurança”, destaca o palestrante Paulo Silva.

Silva apresentou cases sobre implantação de políticas de uso adequado; comportamento dos colaboradores e como desenvolver e implantar tais políticas de uso. Além disso, trouxe análises sobre tendências de necessidade de segurança da informação.

“Hoje as pessoas se preocupam com a segurança do que é físico na empresa, mas não refletem sobre o quanto vale um banco dados, por exemplo”, disse Silva.

Paulo Silva é doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina e proprietário da Tracker Segurança da Informação, com mais de 10 anos de experiência em projetos de Governança e gestão da informação. Realizou mais de 150 projetos em empresas como SICOOB-SC/RS, UNIMED, FIESC, FECOAGRO, Senior Sistemas, Altenburg Têxtil, Electro Aço Altona, entre outras. Possui mais de 13 anos de experiência em docência de pós-graduação, atuando em instituições como FURB, UNIVALI, SENAC/SC, UCEFF, entre outras. Silva é autor de vários artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália, França e Espanha. Membro de vários grupos de discussão, incluindo vertical de cloud da ACATE, núcleo de gestão da ACIJ, núcleo de qualidade da ACIB, laboratório de redes e gerência da UFSC, laboratório de qualidade de software da FURB, laboratório de tecnologia da FURB, grupo de revisão de pós-graduações do SENAC-SC, grupo de TIC do SIMMMEB, associado PMI-SC, entre outros.