Vale do Itajaí pode perder ferrovia para a região Norte

Sala de Imprensa: Notícias 12/12/2012
Vale do Itajaí pode perder ferrovia para a região Norte
O Vale do Itaja� pode perder para a regi�o de Mafra o Corredor Ferrovi�rio de Santa Catarina (Ferrovia do Frango). A informa��o foi repassada ao presidente da Associa��o Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), Ciro Jos� Cerutti, pelo superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Jo�o Jos� dos Santos, durante reuni�o na ter�a-feira, 11, em Florian�polis.
Por determina��o do Minist�rio dos Transportes, a obra ser� conduzida pela empresa p�blica VALEC e n�o mais pelo DNIT. O tra�ado da ferrovia ser� definido ap�s os Estudos de Viabilidade T�cnica Econ�mica e Ambiental, que ser�o iniciados no primeiro trimestre de 2013.
Em entrevista concedida no m�s de novembro, o presidente da Empresa de Planejamento e Log�stica (EPL), Bernardo Figueiredo, afirmou que a ideia preliminar do governo � optar pelo tra�ado Chapec� � S�o Francisco do Sul ao inv�s da proposta defendida inicialmente no DNIT, entre Chapec� e Itaja�.
A inten��o do governo seria revitalizar a ferrovia j� existente entre Mafra e S�o Francisco do Sul, diminuindo os custos de implanta��o do novo corredor.
As associa�es empresariais de Rio do Sul, Blumenau e Itaja� j� iniciaram um movimento para garantir junto � bancada catarinense o apoio � manuten��o da proposta inicial do Governo Federal, com o tra�ado no Vale do Itaja�.

DNIT confirma estudos para melhorias na BR-470

Durante a audi�ncia, o superintendente garantiu � ACIRS que os quatro lotes da duplica��o da BR-470 entre Navegantes e Indaial estar�o em obras no primeiro semestre de 2013. As obras ir�o iniciar em fevereiro, pelo lote de Blumenau.
Ap�s o in�cio das obras da duplica��o, o DNIT tem sinal verde para apresentar os termos de refer�ncia para a elabora��o dos projetos das travessias urbanas de Rio do Sul e Pouso Redondo, e de trevos, como o de Trombudo Central. �N�o temos equipes suficientes para conduzir todos os projetos ao mesmo tempo, mas o Minist�rio j� determinou que isso seja feito�, afirmou Santos. As melhorias incluem ainda a constru��o de terceiras faixas at� o planalto catarinense.
Outro programa que ir� garantir a manuten��o e melhorias na rodovia, o CREMA 2, tamb�m ter� as obras iniciadas em fevereiro. Acompanhe a rela��o das interven�es:

INTERSE��ES PREVISTAS
(km) Local Tipo de obra
54+700 Acesso a Rua Ari Barroso � lado esquerdo e direito r�tula
56+600 Acesso a Blumenau � lado esquerdo r�tula
59+400 Acesso a Pomerode r�tula
87+800 Acesso a Rodeio � lado direito espera central
136+000 Acesso a Rua Pref. Soldatelli � Ld. esq. e Acesso local � Ld.direito r�tula
151+800 Acesso a Agron�mica � lado esquerdo r�tula
178+800 Acesso a Tai� � lado direito e acesso local � lado esquerdo r�tula
312+040 Acesso a Abdon Batista � lado esquerdo espera central
316+640 Acesso Tupitinga � lado esquerdo r�tula
319+700 Acesso a Campos Novos r�tula

PREVIS�O DE IMPLANTA��O DE TERCEIRAS FAIXAS
in�cio (km) final (km) extens�o (m) lado
176+640 177+815 1175 LD
127+100 128+200 1100 LE
177+540 178+600 1060 LE

OUTRAS MELHORIAS
km descri��o
159+650 Melhoria de curva

FERSUL 2013 � assunto durante encontros

A X Feira Multissetorial do Alto Vale do Itaja� (FERSUL 2013) foi assunto de duas reuni�es em Florian�polis. O presidente da Federa��o das Ind�strias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Glauco Jos� C�rte, destacou a import�ncia desse tipo de iniciativa para o desenvolvimento da economia catarinense.
No Sebrae/SC, o diretor Administrativo e Financeiro, S�rgio Cardoso, garantiu o apoio ao evento, sobretudo para atividades que possam estimular o crescimento das micro e pequenas empresas. As equipes t�cnicas do Sebrae/SC e da ACIRS devem se reunir no in�cio do ano para definir quais a�es ir�o incrementar a programa��o da feira, que ser� realizada de 14 a 17 de agosto, em Rio do Sul.